Finanças e Execução Orçamentária
Postado em 25 de agosto de 2023 as 13:24:18
Representantes da Prefeitura Municipal participaram na tarde desta quinta-feira (24), da segunda audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, da Câmara Municipal, para apresentação e discussão do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A audiência é etapa obrigatória para que a LDO – mecanismo estabelecido pela Constituição Federal, que define metas e prioridades da aplicação dos recursos municipais, com estimativa detalhada das receitas e fixação das despesas da administração pública – seja votada e aprovada.
Participaram do encontro, os secretários municipais de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Matheus Novais, de Governo, Geanne Oliveira, e de Finanças, Rodrigo Bulhões, que expôs à comissão, as metas e prioridades do executivo municipal para o exercício do ano subsequente. “A gente fez um movimento democrático em que a população elegeu aquelas prioridades, quais são os pleitos e o que eles querem observar de serviços e obras, entre outras coisas, para o exercício seguinte. Por isso não basta apenas discutir e vir aqui falar, mas entregar os resultados e mostrar para as pessoas o serviço entregue”, destacou Rodrigo.

Rodrigo
A secretária de Governo, Geanne Oliveira, mencionou a importância do Projeto “Governando com as Pessoas” na composição da LDO para os próximos anos e que, segundo ela, “dará à população conquistense o direito de sugerir obras e serviços para o bairro onde reside”.
Matheus Novais, secretário de Transparência e Prevenção à Corrupção, salientou o papel da secretaria de acompanhar o cumprimento de todo o planejamento e a execução dos serviços e reforçou a importância do Legislativo Municipal na discussão. “A Casa do Povo é o local ideal onde o cidadão pode participar das ações do governo projetadas para o futuro dos munícipes”, complementou Matheus.
Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, o vereador Luciano Gomes finalizou a sessão agradecendo a forma clara e transparente na exposição do Orçamento. “Foi uma audiência bastante esclarecedora e gostaria de agradecer à Prefeitura Municipal, que tem dado toda a atenção a esta comissão, pois em todas as nossas convocações quase todas as secretarias participam”, reiterou Luciano.
Participaram também da mesa, o assessor especial da Secretaria de Governo, Murilo Mármore, e o vereador Ricardo Babão.