Quando se trata de oportunidades de trabalho e de aprendizado profissional para estagiários, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem muito a comemorar. A gestão municipal tem hoje, em seu quadro, 640 estudantes prestando estágio em todas as secretarias. Seja em áreas mais burocráticas como Gestão e Inovação e Procuradoria-Geral, ou mais práticas, como Saúde e Educação, o estágio desempenha um papel importante tanto para os estudantes quanto para a Prefeitura.

Larissa Brito

Ao fornecer estágios, a Prefeitura está investindo no crescimento da própria cidade, auxiliando no aprimoramento da educação e formação de profissionais qualificados que podem contribuir positivamente para o desenvolvimento local. “Isso cria um ciclo benéfico onde o município se fortalece à medida que mais indivíduos se tornam preparados para o mercado de trabalho, aumentando suas chances de sucesso e contribuindo para um ambiente mais saudável e próspero”, declara o secretário municipal de Gestão e Inovação (Semgi), Edimário Freitas.

É o que reforça a Gerente de Gestão de Pessoas, Patrícia Sinara. “Para a Prefeitura, oferecer o estágio é também um trabalho social. Isso ocorre porque ao proporcionar oportunidades de estágio, a Prefeitura está contribuindo para o desenvolvimento profissional dos estudantes locais, muitos dos quais podem não ter acesso fácil a experiências práticas no mercado de trabalho. Essa iniciativa não apenas enriquece o conhecimento dos estudantes, mas também os prepara para enfrentar os desafios do mundo profissional”, analisa.

Brenda Dutra

No estágio, os estudantes têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em cenários reais, adquirindo experiência prática e desenvolvendo habilidades essenciais para suas futuras carreiras.

Larissa Brito, de 21 anos, cursa Direito e está há 11 meses estagiando na Semgi. “Esse tempo de estágio tem sido uma experiência muito enriquecedora, tanto para minha formação acadêmica como também para minha construção enquanto pessoa. O estágio mostra, na prática, o que na faculdade é visto na teoria. Diante disso é uma experiência ímpar na minha formação”, avalia.

Também estagiando na Semgi, Brenda Dutra, de 23 anos, estuda Administração e a Prefeitura de Vitória da Conquista é o seu primeiro vínculo de trabalho. “Atuar na Gestão de Pessoas como minha primeira experiência tem me trazido grandes aprendizados, que vem contribuindo muito para o meu desempenho pessoal e principalmente profissional. Fico feliz em dizer que o estágio me possibilitou uma grande evolução”.

Evellin Breder

Já Evellin Breder, de 22 anos, é aluna de Publicidade e presta estágio na Secretaria Municipal de Comunicação, onde atua com a equipe de Redes Sociais, na produção de material e cobertura de eventos externos. “Na Prefeitura, a gente acompanha as dificuldades que ocorrem em uma cidade e a busca por soluções. Sem dúvida, uma das minhas maiores e melhores experiências. Tudo é urgente e muito rápido, às vezes temos que produzir um vídeo ou uma arte em segundos, como se não houvesse amanhã, é tudo muito corrido. Trabalhar na Prefeitura é todos os dias viver e conhecer algo novo. Costumo dizer que é o melhor estágio e o melhor time. E pelo tanto de aprendizagem, vale até trabalhar de graça, que os gestores não leiam isso”, comenta, sorrindo.