Com o objetivo de aumentar a produtividade no setor agropecuário e oferecer alternativas de cultivo, a Prefeitura de Vitória da Conquista está viabilizando a análise de solos em propriedades rurais para a correção da acidez (Ph) e também da quantidade de adubo e nutrientes a ser usada. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Esta semana, os agrônomos desenvolveram a atividade com pequenos produtores de café do distrito de Inhobim.

Durante a visita, os técnicos da SMDR e estagiários do curso de Agronomia da Uesb fizeram, junto aos agricultores de café, uma coleta de amostra de solo para análise química. “A Prefeitura tem pensado e levado alternativas para o agricultor familiar aplicar em suas propriedades e gerar renda para a família”, disse o secretário Breno Farias, complementando: “A assistência técnica é importante, porque o pequeno produtor vai entender onde está errando e acertando, como produzir mais em espaços menores, se o solo é adequado para determinadas culturas, enfim, é uma série de informações que vão se somar ao que o agricultor já sabe”.

A expectativa da SMDE é atender em torno de 60 a 70 agricultores da região de Inhobim, para ensinar técnicas de plantio, controle de pragas e assim desenvolver programas para facilitar também a aquisição de insumos como o calcário. “É um trabalho amplo e constante que a Prefeitura tem realizado com pequenos agricultores para favorecer alternativas de cultivo, auxiliando na melhoria da lavoura, na compra de produtos e transporte”, ressaltou o coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro.