A ideia é aprovar projetos que levem arte e cultura para dentro das escolas; inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de agosto

Representantes de escolas municipais e pessoas envolvidas em atividades artísticas se reuniram no Gabinete Civil da Prefeitura Municipal, na noite da última segunda-feira, 29. O propósito do encontro foi apresentar a esse público o projeto Mais Cultura nas Escolas, realizado pelo Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Cultura.

Os secretários municipais de Educação, Ricardo Marques (interino), e de Cultura, Gildelson Felício, acompanhados pelo assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação, Iracildo Santos, apresentaram detalhes do projeto ao público e explicaram a importância de que o maior número possível de escolas municipais participe do Mais Cultura nas Escolas. “É uma determinação do Governo Municipal que haja investimentos em arte e cultura. E esse projeto chegou na hora certa”, explicou Marques.

Com o Mais Cultura nas Escolas, a ideia do Governo Federal é aprovar cerca de 5 mil projetos em escolas de todo o Brasil. Trata-se de desenvolver projetos culturais que tenham duração de um período mínimo de seis meses e que estejam em sintonia com o projeto pedagógico da escola. A iniciativa pode partir tanto da própria escola quanto de artistas de variadas modalidades, que apresentem interesse por desenvolver um trabalho dentro do ambiente escolar.

Daí o empenho do Governo Municipal para que a oportunidade não seja perdida e a classe artística local se interesse por apresentar ideias. “A arte é enriquecedora. Ela desenvolve o cognitivo e estimula todas as áreas”, disse a diretora Ana Cláudia Santana, da Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa. “Temos o Escola Mais, que considero um dos melhores projetos que a Prefeitura Municipal já fez. É riquíssimo e tem excelentes artistas. O Mais Cultura nas Escolas vem para agregar e estimular a aprendizagem”, acrescentou.

Segundo o secretário municipal de Cultura, é importante que as direções das escolas também voltem seus olhares para os artistas que atuam dentro de suas próprias comunidades, a exemplo dos componentes de ternos de reis. “Tenho certeza de que eles terão muito gosto por participar e contribuir”, afirmou Gildelson.

Inscrições – As inscrições para o projeto Mais Cultura nas Escolas foram prorrogadas até o dia 10 de agosto. “Não é difícil aprovar os projetos. O preenchimento do formulário é simples. Basta que o diretor da escola e o artista se afinem numa proposta de conteúdo pedagógico adequado. E a Secretaria Municipal de Educação dará todo o suporte necessário para que possamos ter o máximo de escolas dentro desse programa”, afirmou Marques.

Quem tiver algum projeto e quiser inscrevê-lo no Mais Cultura nas Escolas pode obter maiores informações no link abaixo:

http://www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas#sthash.ywkn5Iy1.dpuf