A Secretaria Municipal de Educação (Smed), representada pelo secretário Edgard Larry, recebeu na última terça-feira (20), a visita do coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, José Mário Barbosa dos Santos, e da professora da rede municipal na Escola Paulo Setúbal (Inhobim), Denise Ventura. O objetivo do encontro foi apresentar o plano de gestão e ação para trabalhar a política LGBT em parceria com a Smed.

O coordenador José Mário classificou o encontro como muito positivo. Ele explica que o plano de ação conjunta é para entender coordenadores pedagógicos, diretores, professores e a comunidade envolvida no plano da educação para tratar melhor e compreender o que é a orientação sexual e identidade de gênero. “Queremos humanizar mais essa relação dentro desse espaço de educação”, disse.

Segundo a professora Denise Ventura, a escola é um lugar de acolher. “Não podemos excluir nossos alunos e esse momento agora é o marco para mostrar que a escola está realmente fazendo papel de acolher, de conhecer e não excluir, não rotular ninguém. Foi o primeiro passo para a criação de uma sociedade melhor, mais humanizada”.

O secretário Edgard Larry agradeceu a visita e considerou a importância do trabalho a ser feito. Convidou o coordenador e a professora a participarem da próxima reunião com os gestores escolares e deverá ser definida uma escola-piloto para que o trabalho inicie. “Vamos tratar o assunto com a seriedade devida, sem fazer sensacionalismo”, pontuou.

Também participaram do encontro, a subsecretária Selma Maria e a assistente social do Núcleo Pedagógico, Adelmita Oliveira.