Notícia Destaque
Postado em 18 de julho de 2013 as 18:17:26
A revista “Experiências Exitosas de farmacêuticos no Brasil”, do Conselho Federal de Farmácia, na edição do mês de julho de 2013, destacou experiências da Prefeitura de Vitória da Conquista: o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos e a Farmácia da Família.
Os dois artigos relatam as experiências dos farmacêuticos na organização desses espaços, que são destaques na melhoria das condições de saúde da população conquistense. O primeiro artigo, com título “Farmacêutico inserido no Banco Leite”, traz o relato do farmacêutico-bioquímico Márcio Vasconcelos, que gerenciou o serviço desde a sua implantação até 2012. Atualmente, Márcio coordena o Laboratório Central Municipal (Lacem) que pertence à Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).
Para garantir a qualidade no processamento do leite doado, o Banco de Leite dispõe de um laboratório de processamento, no qual atua o profissional farmacêutico-bioquímico. O serviço conta também com o apoio do laboratório de análises clínicas.
Em 2012, o banco coletou 1.107,6 litros de leite, quase o dobro dos 526,6 litros doados em 2010. Segundo informações da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, em 2011 o banco de Vitória da Conquista foi o campeão de coleta do estado da Bahia, com 925,5 litros. Ficou à frente de Salvador, Feira de Santana e Itabuna.
No segundo artigo, de autoria da farmacêutica Larissa Morgan, foi destacada a importância da implantação da Farmácia da Família, criada em 2011 pelo Governo Participativo, e da atuação do farmacêutico, que, além de cuidar da organização e dispensação de medicamentos, tem um espaço de assistência à comunidade. Durante o atendimento, é feita uma orientação sobre farmacoterapia, uso racional do medicamento, descarte consciente de sobras de medicamentos. É realizada ainda um acompanhamento farmacoterapêutico, em que se avalia o processo de evolução da doença.
A Farmácia da Família funciona na Avenida Ceará, 531, bairro Brasil, próximo à Praça Mármore Neto, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Na farmácia, a comunidade tem acesso garantido e gratuito a 204 tipos diferentes de medicamentos que estão inclusos na Relação Municipal de Medicamentos (Remume). Não há falta desses medicamentos. A equipe da farmácia é composta por dois farmacêuticos, três técnicos, um técnico de segurança patrimonial e um auxiliar de enfermagem.
Clique aqui e leia os artigos.





