Governo Municipal investe na educação desde a primeira infância dos alunos

A escola é o melhor ambiente para construir cidadania. Ou seja, ela é o principal mecanismo para promover o desenvolvimento das pessoas. Por isso, é preciso que alunos e professores desfrutem de um ambiente seguro, prazeroso e confortável que contribua no processo de ensino e aprendizagem.

Ciente dessa importância e com o compromisso de promover em Vitória da Conquista uma educação de qualidade, a Prefeitura Municipal tem investido maciçamente em reformas, construções e ampliações de escolas e creches. Até o momento, os investimentos chegam a aproximadamente R$ 20 milhões de recursos próprios.

Prefeitura tem investido na melhoria significativa da área tecnológica com as salas de informática

São obras que, além de proporcionar a satisfação de pais, alunos e professores, deram nova cara a 163 unidades escolares. No lugar de telhados de zinco e amianto, elas receberam telhas de cerâmica; a pintura e as instalações elétrica e hidráulica foram renovadas; e o espaço físico adequado às normas de acessibilidade exigidas pelo Ministério da Educação.

Muitas dessas unidades passaram a contar ainda com espaços de leitura, laboratórios de informática, brinquedoteca, berçário, muro, refeitório, área administrativa, entre outros. E todas essas melhorias feitas pelo Governo Municipal na área da educação beneficiaram tanto a comunidade da zona urbana do município quanto da zona rural.

A Escola Padre Luís Soares Palmeira foi entregue totalmente reformada à  comunidade do Corta Lote

Nessa perspectiva, destaque para dois equipamentos entregues recentemente: o Centro Municipal de Educação Infantil Frei Graciano de Santo Eupídio, construído no bairro Nossa Senhora Aparecida, e a Escola Municipal Pe. Luís Soares Palmeira, que foi totalmente reformada no povoado de Corta Lote.

“O Governo Municipal sempre tratou a educação como prioridade. E para promover uma educação de qualidade, somada à valorização dos professores e aos projetos pedagógicos desenvolvidos, a Prefeitura tem investido nessas obras que são fundamentais para que os alunos tenham um desenvolvimento educacional pleno”, comentou o secretário municipal interino de Educação, Ricardo Marques.

Trabalho contínuo – Em breve, novos bairros e distritos da cidade serão beneficiados com essas intervenções. Já estão no cronograma da Prefeitura Municipal as entregas das escolas municipais Iza Medeiros (Kadija), Frei Serafim do Amparo (Zabelê), Josias Casaes França (Dantelândia), Lycia Pedral (Panorama) e Euclides da Cunha (São Sebastião) – reformadas – e de uma creche no bairro Senhorinha Cairo – construída.

Outras nove creches serão construídas em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), beneficiando os bairros Patagônia, Lagoa das Flores, Recanto das Águas, Conveima II, Morada Real, Vila América, Panorama, Miro Cairo e o povoado do Simão. As obras já tiveram início.

Sala de aula do Centro Municipal de Educação Infantil no Nossa Senhora Aparecida

“A primeira extensão da casa dos pais é a creche. Um local onde a criança aprende grandes ensinamentos, inclusive, viver em sociedade. Por isso, o Governo Municipal está investindo na educação infantil, ampliando a rede, garantindo infraestrutura adequada e adotando projetos pedagógicos avançados”, ressaltou o prefeito municipal, Guilherme Menezes.

Além disso, a Prefeitura também dará início à construção de uma escola no povoado da Estiva, atendendo a indicação feita pelos moradores, por meio do Orçamento Participativo. O investimento será de R$ 1,5 milhão e abrangerá, entre outros, a implantação de salas de leitura e informática e estrutura administrativa.