Notícias
Postado em 16 de julho de 2013 as 11:10:02
e atualizado em 17 de julho de 2013 as 11:58:22
Gestores de municípios integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Antônio e Rio Gavião (Amvagra) e da Associação dos Municípios do Sudoeste (Amirs) reuniram-se, na tarde dessa segunda-feira,15, com o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, para discutir melhorias na oferta de serviços de saúde em seus municípios. O encontro aconteceu na sede da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e contou também com a participação do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, e da secretária municipal de Saúde, Marcia Viviane, entre outros gestores da equipe municipal de saúde.
O prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, que coordenou a reunião, apresentou ao secretário o tema motivador da reunião. “Todos os municípios do entorno quando não conseguem atender um paciente encaminham-no para Vitória da Conquista. Então, nós estamos buscando junto à Secretaria Estadual de Saúde o estabelecimento de hospitais de pequeno porte, justamente para evitar um estrangulamento da saúde em Vitória da Conquista”, comentou.
O presidente da Amvagra e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, defendeu os consórcios de saúde como alternativa para melhorar a saúde nos municípios. “Eu exerci minha profissão predominantemente no SUS e sou testemunha de como o sistema evoluiu, mas a demanda também aumentou. A verdade é que os municípios estão sob pressão para responder aos problemas da saúde”, disse o prefeito que também é médico.
O prefeito Guilherme Menezes ressaltou a importância da associação dos municípios para buscar soluções para as demandas da população e demonstrou seu apoio aos colegas prefeitos. “O fortalecimento dos municípios da região é interessante para Vitória da Conquista porque muitas vezes nós lamentamos porque o paciente de fora está precisando de atendimento, mas nós já não temos como atender”, afirmou.
Depois de ouvir os prefeitos e os secretários municipais, o secretário estadual de Saúde falou sobre os projetos do Governo Estadual para essa área e deixou claro que o fortalecimento dos hospitais de pequeno porte nos municípios e a desobstrução dos polos regionais também são do interesse do Governo Estadual. O secretário falou sobre planos, como o fortalecimento da saúde na microrregião de Itapetinga, com a abertura de 25 leitos; construção de mais 102 leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista.







