Amazonas de diferentes povoados e distritos rurais representaram as mulheres do campo na programação do Dia da Mulher. Ao chegarem ao Centro Cultural Glauber Rocha, no final desta manhã, as amazonas que saíram em comitiva da Praça da Saudade chamaram a atenção dos presente, que também prestigiaram o desfile das campeãs de vaquejada Taiane Ribeiro e Talita Batista com seus cavalos marchadores.

“Essa é mais uma oportunidade de conquistarmos espaço, de sermos homenageadas e também de servirmos de inspiração para outras mulheres e meninas”, disse Taiane, que também é tratadora de cavalos.

Talita Batista destacou o crescimento da participação feminina nas comitivas e cavalgadas e ressaltou a alegria de fazer parte da programação. “Acredito que o olhar da prefeita é muito importante, pois, na condição de mulher, ela também sabe e sente que precisamos estar em todos os espaços “.

A gerente do Cras Rural, Gleice Oliveira, explicou que as atividades de muitas dessas mulheres também geram emprego e renda, já que parte dela são proprietárias de suas próprias baias e movimentam outros negócios e eventos ligados a criação de cavalos.