Gestão e Inovação
Postado em 3 de março de 2023 as 16:05:37
O Núcleo de Atenção à Saúde de Trabalhador (Nast), da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), deu início, na manhã desta sexta-feira (3), às atividades do grupo terapêutico “ReconheSER: o transmutar feminino na fase do climatério”, com a participação de servidoras municipais que buscam melhor qualidade de vida na fase do climatério e durante a menopausa. Serão 13 encontros em que as mudanças hormonais e emocionais dessa etapa da vida das mulheres serão abordada, juntamente com aspectos da saúde física das servidoras.
“As transformações nessa fase geram impactos em todas as esferas, inclusive no ambiente do trabalho e nos relacionamentos e questões como essas serão trabalhadas nesses encontros”, explicou a psicóloga do Nast, Verbênia Ribeiro. Verbênia destacou ainda que a ideia para a criação do grupo partiu das necessidades sinalizadas pelas próprias servidoras durante atendimento médico e psicológico do núcleo.
A agente comunitária de saúde Marcela dos Santos é uma das participantes do grupo terapêutico. Para ela, as expectativas são positivas. “Estou aqui para me conhecer e me reconhecer, entender as mudanças pelas quais estou passando e também aprendendo para levar informações para outras mulheres que tenho contato, inclusive durante o trabalho”.
E Lucimara Mendonça, que trabalha no Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Educação, destacou a importância de falar sobre o assunto, pois ainda existe preconceito. “Muitas pessoas vêem essa fase da vida como algo ruim e muitas mulheres não falam sobre a menopausa por vergonha ou por serem vítimas de preconceito; e acredito que esse grupo venha desmistificar o assunto”, concluiu.
Os encontros acontecerão todas às sextas-feiras, das 8h30 às 10h, na sede do Nast.
- Verbênia Ribeiro
- Lucimara Mendonça
- Marcela dos Santos