Higor pede abraço à prefeita Sheila Lemos

Nesta segunda-feira (13), a prefeita Sheila Lemos visitou a Escola Municipal Zica Pedral, no bairro Bruno Bacelar, acompanhada do secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e integrantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), para dar início ao ano letivo de 2023.

Na Escola Zica Pedral estudam cerca de 240 crianças, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. A prefeita foi recebida pela equipe pedagógica e visitou algumas salas de aula para conversar com professores e alunos. “Vamos iniciar o ano com o pé direito, para todo mundo tirar nota dez”, disse ela.

A gestora enumerou avanços registrados na educação municipal ao longo do ano passado – a exemplo dos R$ 14 milhões investidos na reforma e ampliação de 60 unidades escolares, incluindo a nova Escola Municipal Otaviano Salgado, em Campo Formoso, cuja entrega à comunidade também ocorreu nesta segunda-feira. Ela informou ainda que novas intervenções já estão confirmadas nas estruturas de pelo menos 34 outras unidades de ensino, com recursos próprios do município, assim como ocorreu com a escola de Campo Formoso.

“Vamos continuar melhorando as nossas instalações físicas, e também redobrar o cuidado com a parte pedagógica”, afirmou Sheila. “Nós somos servidores públicos. E estamos aqui para servir às pessoas com qualidade”, complementou.

Boas expectativas

Até a última sexta-feira (10), a Smed já havia contabilizado aproximadamente 43,5 mil estudantes matriculados nas 152 unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino. Nas escolas e creches, os alunos estão sendo recebidos por quase 5 mil profissionais da educação.

Diretora Elizabete Almeida

Entre os alunos e gestores escolares, o clima foi de reencontro. “Nossa escola estava sentindo falta dos alunos. São eles que trazem vida para nós. Eles que nos iluminam e fazem todo o colorido da escola”, explicou a diretora Elizabete Almeida.

As expectativas para o novo ano letivo também foram manifestadas pelos alunos, a exemplo dos colegas Jeniffer Souza e Higor Vinícius Silva, ambos de 10 anos, alunos do 5º ano e moradores do bairro Bruno Bacelar. “Espero muita coisa deste ano. Estou bem ansiosa para começar as tarefas e as provas”, comentou Jeniffer.

Jeniffer e Higor Vinícius

Já Higor, que aproveitou a visita da prefeita para pedir-lhe um abraço, também manifestou o desejo de conseguir bons resultados não apenas nas avaliações pedagógicas, mas também nos esportes. Praticante de futebol, ele lamentou a colocação alcançada por sua equipe nos jogos interclasses do ano passado. “Ficamos em quarto lugar, infelizmente. Este ano, espero que seja melhor e a gente fique em primeiro”, disse o estudante.

Esforços pela educação

Segundo o secretário Edgard Larry, a Rede Municipal está pronta para receber novamente os alunos, assim como o Governo Municipal está à disposição da comunidade escolar. “Estamos envidando todos os esforços, com o apoio da prefeita Sheila Lemos, para que tenhamos um ano de 2023 exitoso na educação do nosso município. Qualquer dificuldade ou esclarecimento, pedimos que os pais se dirijam às nossas unidades escolares e procurem os nossos gestores para dirimir dúvidas sobre matrículas ou qualquer outra questão”, informou o gestor da Smed.