Desenvolvimento Social
Postado em 4 de julho de 2013 as 21:35:10
Oferecer qualificação profissional rápida e sem custos é um dos objetivos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Trata-se de uma ótima oportunidade para aqueles que, mesmo sem recursos financeiros, desejam melhorar seu currículo para ingressar no mercado de trabalho. Foi com essa proposta que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira, 4, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, o IV Workshop do Pronatec.
A programação do evento contou com palestras, pré-matrículas e estandes informativos dos cursos. “As chances de empregabilidade aumentam para quem faz os cursos, por isso a procura tem sido alta”, conta a coordenadora do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho), em Vitória da Conquista, Carla Santana. Segundo ela, os cursos mais procurados são os da área de beleza e de auxiliar administrativo. “Pelo menos 10 pessoas saíram empregadas dos cursos do programa no último mês”, afirma Carla.
O secretário de Desenvolvimento Social Miguel Felício falou sobre a procura dos cursos em Vitória da Conquista. “O Pronatec é uma iniciativa fundamental do município visando fortalecer a nossa mão de obra, dando condição ao trabalhador para consolidar uma política pública de qualificação profissional. Por isso a demanda tem sido alta, porque os cursos são bem avaliados e com uma forte inserção no mercado de trabalho”, disse.
Para o supervisor pedagógico do Senac, Marcelo Santos, o Workshop é importante para sanar dúvidas e informá-los quanto ao perfil de cada uma das capacitações. “Nós do Senac somos felizes por ser parceiro desse excelente trabalho desenvolvido aqui e este momento é importante também para discutir estratégias contra a evasão”, comenta.
A técnica em Enfermagem Jussara Gomes Santos foi uma das participantes do workshop. “Eu vejo que esses cursos são importantes porque abrem novas portas para pessoas que estão buscando qualificação profissional anos e agora têm uma nova oportunidade para se qualificar e conseguir um bom trabalho”, afirma.
Na ocasião, os participantes foram pré-inscritos em doze cursos profissionalizantes do Pronatec, promovidos por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). São mais 180 vagas que beneficiarão famílias inseridas nos programas sociais do governo federal e quem veem no Pronatec um canal de saída desses programas.
Em Vitória da Conquista, o Pronatec já qualificou mais de 2 mil pessoas em 2012 e neste ano a proposta é qualificar mais de 3 mil pessoas. Os cursos do Pronatec oferecem vagas, principalmente, para famílias de baixa renda. A idade mínima para participar do programa é de 16 anos. Alguns cursos, no entanto, têm exigências específicas, como idade mínima de 18 anos ou Ensino Médio completo. Outras informações sobre o IV Workshop Pronatec/Acessuas podem ser obtidas na Semtre, pelo telefone (77) 3429-3155.









