Notícia Destaque
Postado em 4 de julho de 2013 as 12:45:31
Uma comitiva de Rondônia está em Vitória da Conquista para conhecer a experiência da Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub) que há dois anos inaugurou na cidade o Complexo Industrial de Fecularia. Na tarde desta quarta-feira, 3, o prefeito Guilherme Menezes recebeu, no Gabinete Civil, o prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, os vereadores Vânio Marques, Adauto Calixto, Lano Matias e João Leite, o secretário de Agricultura, Joel Martins de Oliveira, e o técnico agrícola, Antônio Marcos.
Segundo o prefeito do município rondoniense, este é seu primeiro mandato e ele está em busca de experiência. “Estamos aprendendo e a administração de vocês tem muito que ensinar”, comentou Lorival Amorim. “Temos certa experiência, mas sempre estamos aprendendo, pois à medida que a cidade cresce, novas demandas surgem”, analisou o prefeito conquistense.

O município de Ariquemes é um grande produtor de mandioca em Rondônia que está vendo a necessidade de se ter uma fecularia. “Por isso pesquisamos no Brasil inteiro uma experiência de indústria de mandioca e viemos conhecer essa experiência de sucesso que é a Coopasub, para implantar em nossa cidade uma indústria como essa, com o intuito de agregar valor ao produto e fazer com que as famílias permaneçam no campo”, disse o prefeito Lorival Amorim.
Segundo o diretor-presidente da Coopasub, Izaltiene Rodrigues, que conduzia a comitiva, a seca dos últimos dois anos prejudicou o trabalho por conta da falta de matéria prima. “Mas esperamos que com a volta da chuva voltemos a produzir com todo vapor”, desejou o diretor da Coopasub, que tem conta com associados de 18 municípios da região.
O projeto para a instalação do Complexo de Fecularia em Vitória da Conquista foi resultado da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista que doou o terreno onde foi construída a fábrica.
Ao fim do encontro, o prefeito de Ariquemes declarou: “Não poderíamos vir à terceira maior cidade da Bahia sem conhecer a Administração Municipal. Foi um prazer estar aqui. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito e estamos levando uma boa impressão de Vitória da Conquista”.
O secretário de Agricultura e o chefe de Gabinete de Vitória da Conquista, Odir Freire e Márcio Higino, respectivamente, também recepcionaram os visitantes.





