Nesta terça-feira (13), no gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Smed), ocorreu a segunda reunião, dentro do processo iniciado no dia 1º, para obtenção da Certificação ISO 9001. O objetivo da certificação é atestar que a secretaria está conseguindo levar educação de qualidade às comunidades mais distantes do município.

O consultor em gestão e certificação, Ronaldo Zanforlim, explicou que a política se desdobra em serviços e estes em projetos, nos quais é necessário instruir, acompanhar e controlar. “As políticas podem mudar, os serviços não. Eles são permanentes. Qualquer política que chega é beneficiada já tendo um corpo preparado para realizar serviços. O corpo transforma os serviços em novos projetos que tem tempo de validade”. Ele também destacou que deve haver transparência em todos os momentos. “A sociedade tem acesso e interage nos processos”.

Dentro de um planejamento estratégico, Ronaldo entende que deve primeiro ser realizada uma contextualização, identificando as situações vivenciadas pela secretaria e, posteriormente, definindo estratégias potencializadoras para na sequência definir o plano de ação. “Ações não podem ser apenas de contenção. Tem que tratar as causas do problema”.

Para a coordenadora de Transporte Escolar, Cinara de Jesus Fagundes Silva, o projeto é inovador e inédito. “Nenhuma outra Secretaria de Educação da Bahia possui tal certificação. Tivemos hoje o 2º encontro de preparação para a certificação do ISO 9001 na Smed. Teremos um ano de preparação, com reuniões e muito trabalho, mas certamente será uma grande conquista para a Smed, a comunidade escolar e município”.