Educação
Postado em 13 de dezembro de 2022 as 16:03:13

Nesta terça-feira (13), no gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Smed), ocorreu a segunda reunião, dentro do processo iniciado no dia 1º, para obtenção da Certificação ISO 9001. O objetivo da certificação é atestar que a secretaria está conseguindo levar educação de qualidade às comunidades mais distantes do município.
O consultor em gestão e certificação, Ronaldo Zanforlim, explicou que a política se desdobra em serviços e estes em projetos, nos quais é necessário instruir, acompanhar e controlar. “As políticas podem mudar, os serviços não. Eles são permanentes. Qualquer política que chega é beneficiada já tendo um corpo preparado para realizar serviços. O corpo transforma os serviços em novos projetos que tem tempo de validade”. Ele também destacou que deve haver transparência em todos os momentos. “A sociedade tem acesso e interage nos processos”.
- Ronaldo
- Cinara
Dentro de um planejamento estratégico, Ronaldo entende que deve primeiro ser realizada uma contextualização, identificando as situações vivenciadas pela secretaria e, posteriormente, definindo estratégias potencializadoras para na sequência definir o plano de ação. “Ações não podem ser apenas de contenção. Tem que tratar as causas do problema”.
Para a coordenadora de Transporte Escolar, Cinara de Jesus Fagundes Silva, o projeto é inovador e inédito. “Nenhuma outra Secretaria de Educação da Bahia possui tal certificação. Tivemos hoje o 2º encontro de preparação para a certificação do ISO 9001 na Smed. Teremos um ano de preparação, com reuniões e muito trabalho, mas certamente será uma grande conquista para a Smed, a comunidade escolar e município”.







