Depois de dois anos, no próximo dia 7 de setembro, a Avenida Integração será palco do desfile cívico-militar em comemoração dos 200 anos da declaração de independência do Brasil. A Guarda Municipal participará com um pelotão desfilando e, em conjunto com a Polícia Militar, atuará também para garantir a tranquilidade e bem-estar do público que vai prestigiar o evento.

De acordo com o comandante da Guarda, Cristóvão Lemos, 120 guardas desfilarão e 58 serão destacados para reforçar a segurança no local das comemorações. A eles se somarão, posteriormente, os demais guardas que vão desfilar.

Todo o planejamento operacional está pronto. A partir das 7h da quarta-feira (7), o efetivo da Guarda Municipal trabalhará em conjunto com as polícias Militar e Rodoviária Federal e com o Simtrans, tanto no Centro Cultural Glauber Rocha quanto em outros pontos do percurso.

“Para nós, é uma satisfação muito grande participar pela primeira vez do desfile do 7 de Setembro, que é um momento que aflora nosso civismo e patriotismo. Em nossos treinamentos, temos visto o quanto os nossos guardas estão motivados para desfilar, bem como contribuir para a tranquilidade do evento”, afirmou o comandante.

Expertise em eventos

Com a retomada dos eventos presenciais, a Guarda Civil Municipal, criada no final de 2019, vem desenvolvendo uma expertise na segurança preventiva em eventos especiais, tanto em apoio a outras forças de segurança quanto com a liderança da própria GCM, no caso de espaços do patrimônio do Município.

Um desses evento foi o Arraiá da Conquista 2022, quando 80 guardas, sete viaturas, um posto de videomonitoramento com 11 câmeras e o plantão da Corregedoria do órgão estiveram à disposição da proteção dos bens e instalações do Centro Cultural Glauber Rocha, bem como do público presente.

Recentemente, parte do efetivo esteve presente no Festival de Inverno Bahia (FIB), atuando na proteção das instalações do estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e posto médico, bem como em apoio ao Simtrans.