Prefeita e equipe conheceram todas as etapas da produção da fécula

Dando sequência às agendas na zona rural desta quinta-feira (19), a prefeita Sheila Lemos  também esteve no povoado de Corta Lote, onde conheceu as instalações e o funcionamento do complexo agroindustrial da Fecularia Conquista.

Reativada há três anos, após ficar seis anos parada, a fábrica atua no processamento da mandioca para a produção de fécula, beneficiando os agricultores familiares da região. São 80 empregos diretos e 250 indiretos. Já a produção diária de fécula de mandioca gira em torno de 15 toneladas.

A prefeita comentou os impactos positivos da fecularia para a cidade. “A fecularia é muito importante para assegurar o fomento da cadeia produtiva da mandioca e de seus derivados, em especial, o biscoito. Vitória da Conquista é conhecida como a cidade do biscoito e é motivo de satisfação saber que conseguimos produzir fécula de qualidade dentro da cidade”.

O convite para a prefeita conhecer a fecularia partiu do vereador Subtenente Muniz. “Buscamos trazer o Executivo para ver a iniciativa privada que deu e está dando certo aqui na região, com geração de empregos e incentivo à cultura da mandioca”, disse o vereador.

Conversa com a comunidade

Ainda em Corta Lote, como não poderia ser diferente, já que a proposta da gestão é ser um governo para pessoas, a prefeita Sheila Lemos dedicou um espaço em sua agenda para conversar com os moradores do povoado. Ao lado da equipe e do vereador Chico Estrella, ela ouviu as demandas nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento rural. Na oportunidade, a prefeita anunciou que está assegurado que os alunos da localidade começarão o próximo ano letivo numa escola totalmente reformada.

Participaram da reunião moradores de Corta Lote e de Vereda do Progresso

O momento também foi marcado pelo reconhecimento dos moradores acerca dos serviços prestados pela Prefeitura. “É muito importante a gente escutar da própria comunidade as demandas, discutir o que vai ser feito, explicar o porquê que não dá para ser feito neste momento. Esse diálogo é fundamental para criarmos laços com a comunidade. É preciso destacar também que tivemos vários elogios às equipes de saúde da região e às que cuidam do abastecimento de água. Isso é muito bom”, destacou a prefeita.

Segundo o vereador Chico Estrella é dessa forma dialogada com a população e harmônica entre ambos os Executivo e Legislativo, que as melhorias são conquistadas. “Essa é uma grande oportunidade que a comunidade tem de mostrar e falar sobre os problemas existentes para a prefeita e para a equipe do governo. Estamos aqui para buscar resolver as demandas da coletividade de forma a contento”, assegurou.

Coordenadora da Associação de Moradores do Corta Lote, Iraci Sena, afirmou não ter palavras para descrever o momento em que comunidade e governo puderam dialogar. “É uma satisfação ter a prefeita na nossa comunidade para nos ouvir. Não tenho nem palavras para expressar o que estou sentindo. Espero que mais melhorias cheguem pra gente”, desejou Iraci.

O encontro também contou com a participação de moradores do povoado vizinho Vereda do Progresso. “Não poderíamos perder este momento. Essa oportunidade que tivemos hoje, de falar direto com a prefeita, nos faz sentir imensa gratidão e alegria. Então, só temos a agradecer e estamos esperando também melhorias para nós de Vereda”, reforçou a secretária da Associação de Moradores de Vereda do Progresso, Edinélia Alves.