Governo
Postado em 24 de maio de 2013 as 19:51:07
Moradores dos Bairros México e Nossa Senhora Aparecida participaram, nessa quinta-feira, 23 de mais uma plenária do Orçamento Participativo. A reunião da comunidade com representantes do Poder Público Municipal teve como objetivo avaliar as políticas públicas municipais, propor prioridades para o investimento do recurso público e escolher representantes comunitários para o 10º Congresso do Orçamento Participativo.
O coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues, expôs as contas do Município para apreciação dos moradores, explicando a natureza dos investimentos em cada setor. O coordenador falou sobre o Congresso que acontecerá em junho, reforçando a importância da colaboração popular, através e sugestões, criticas e propostas. “O Orçamento Participativo é uma forma de a população exercer sua cidadania”, afirmou.
A costureira, Uranita Dantas, moradora do Nossa Senhora Aparecida há 30 anos faz questão de participar das plenárias que acontecem em seu Bairro. “Minha opinião é pequena, mas também é importante. Nós somos muito gratos por tudo que conseguimos, mas não nos acomodamos. Se cada um ajudar, seu bairro se desenvolve”, comentou.
Na opinião da cozinheira Maria Cristina, “O Orçamento Participativo é a oportunidade que todos nós temos de questionar e buscar melhorias. Antes, eu não levava muito a sério, mas, hoje, eu levo porque o Bairro progrediu muito. Tem coisas para melhorar mas nós estamos progredindo”. “Esse governo está mesmo interessado em ouvir as pessoas, principalmente os pobres”, acrescentou.
O vice-presidente da Associação de Moradores, Jurandir dos Anjos, participa das reuniões do OP, desde que Vitória da Conquista implantou esse instrumento de participação popular. “Eu participo para reivindicar as melhorias para nosso bairro. E funciona. Nós lutamos arduamente para melhora nossa bairro e conseguimos muita coisa. Essa creche, a pracinha, o posto de saúde, o CRAS, são algumas de nossas conquistas”, explicou.