Desenvolvimento Social
Postado em 18 de março de 2022 as 10:10:19
O Governo Municipal trabalha para que todas as crianças em idade escolar e adolescentes de Vitória da Conquista tenham acesso à educação. Uma das ferramentas utilizadas para assegurar o cumprimeto dessa meta é o programa Busca Ativa, voltado para o retorno à escola dos alunos evadidos e que conta com ações integradas da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que lidera o processo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Como parte das ações, na próxima quarta-feira (23), a partir das 8h da manhã, o Comitê Gestor Intersetorial do Busca Ativa Escolar, do Núcleo Pedagógico da Smed, levará à Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, o projeto “CadÚnico e Cras com o Pé Na Escola”, junto com a Semdes e a SMS. O objetivo é promover a intersetorialidade entre as unidades escolares e os serviços oferecidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista para minimizar a evasão escolar.
No evento serão viabilizados serviços básicos de saúde e haverá uma integração da escola com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) que atende a localidade na Plataforma Busca Ativa. Também será feito o recadastramento no CadÚnico das famílias pertencentes à unidade Frei Serafim, com orientações quanto aos benefícios a que possam ter direito. Posteriormente, será feitra a identificação dos alunos que não estão frequentando a escola ou estão com risco de evadir para que o Busca Ativa entre em ação para o retorno à escola.
O Busca Ativa trabalha com o retorno para o ambiente escolar de crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos, mas quem tem 18 anos ou mais e quer voltar a estudar, pode matricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Atenção! Se você tem conhecimento de algum aluno que esteja fora da escola, entre em contato com a unidade de ensino mais próxima do estudante.