Com a missão de conduzir o Conselho Local de Saúde da Urbis VI, fundado em 1997, novos conselheiros tomaram posse na última sexta-feira, 3, na Unidade de Saúde da Família Urbis VI.

Durante a cerimônia, o agente comunitário e atual presidente do Conselho, Givaldo Antônio, destacou a importância da participação da comunidade nas reuniões. “Durante a reforma, nós convidamos a secretária de saúde e  conseguimos interferir no projeto, e graças a nossa interferência a nossa unidade ficou bem melhor”, explica Givaldo.

Givaldo Antônio

O vice-presidente escolhido pela comunidade, Gilvan Fernandes, é morador do bairro e participou da primeira formação do conselho em 1997, ano de implantação da equipe de saúde da Urbis VI. Ele contou feliz que teve mais de 80 votos: “Agradeço à comunidade pela escolha, tenho certeza de que nós iremos fazer um bom trabalho”, ressalta Gilvan.

Gilvan Fernandes

Para a supervisora da Diretoria da Atenção Básica, o conselho é o local onde a comunidade discute sobre a unidade de saúde. “Espero que essa nova equipe de conselheiros possa fazer das reuniões um espaço democrático, onde todos têm voz; equipe e comunidade decidindo junto as melhorias para a unidade”, salienta Tatiane.

Karine Brito

Durante os mais de quinze anos do conselho, muitas foram as conquistas, como a construção da unidade, reforma e ampliação em 2012, implantação de nova equipe de saúde, criação da linha de ônibus para Urbis VI, entre outras. “É preciso que o conselho resgate a sua história, construa a linha do tempo e mostre para a comunidade o quanto é importante a participação nas reuniões, para que se possa melhorar não só as condições de saúde, mas também a melhoria da educação, do saneamento básico, que são condições necessárias para o desenvolvimento humano”, ressalta a secretária adjunta de Saúde, Karine Brito.

Participou também do encontro a assessora do Controle Social, Suzinete Santos Bonfim.