Nessa segunda-feira, 29, a equipe do ProJovem Urbano se reuniu para discutir ações de mobilização dos jovens, para inseri-los na próxima etapa do programa, que terá início em agosto deste ano, e para divulgar as ações que integram a programação do Festival da Juventude, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio.

Na oportunidade, o coordenador da Juventude que também esteve presente à reunião, Rudival Maturano, aproveitou para falar da importância das discussões que acontecerão no Festival da Juventude e buscar parceria para conclamar os alunos para o evento. “Esse momento de oficinas e discussões que iremos proporcionar no festival é fruto de uma lida de respeito e compreensão com a juventude, vendo como eles organizam suas atividades políticas e sociais. Precisamos nos unir para alcançá-los cada vez mais e fortalecer essa juventude atuante que temos no município”.

Karina Meira

Segundo a coordenadora do ProJovem Urbano de Vitória da Conquista, Karina Meira, a equipe do programa está empenhada na mobilização dos jovens para o Festival da Juventude e na divulgação da nova etapa do programa, que já foi aprovada pelo Ministério da Educação. “Estamos dando continuidade ao trabalho que temos desenvolvido e na expectativa de alcançarmos mais jovens para essa nova etapa. Com toda garra e empenho, vamos convidar os jovens porque sabemos da importância do programa para eles e para o município. Além disso, vamos incentivá-los a participar do Festival da Juventude, porque se trata de um espaço de discussões, cursos e oficinas que intensifica ainda mais o nosso trabalho”, afirmou.

Lucimeire Passos

Para a educadora do Núcleo Cláudio Manoel da Costa, Lucimeire Passos, o ProJovem Urbano proporciona uma série de possibilidades aos jovens. “Com o programa, a juventude passa a ter um novo olhar, com a educação formal, a qualificação profissional e a realização de projetos comunitários. Eu sou apaixonada pelo programa e considero que nós, educadores, somos os mediadores desse trabalho que transforma as pessoas em sujeitos de uma história diferente”.

Desenvolvido em Vitória da Conquista desde 2008, o ProJovem Urbano já atendeu mais de 2 mil jovens, entre 18 e 29 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O programa visa proporcionar a conclusão do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias.