Desenvolvimento Social
Postado em 13 de outubro de 2019 as 10:27:17
e atualizado em 14 de outubro de 2019 as 11:20:27

A coordenadora Dayana Andrade lembrou da importância do Outubro Rosa para prevenção ao câncer de mama
Informar as mulheres sobre os sinais e sintomas do câncer de mama é uma das principais ferramentas de prevenção a este problema de saúde que acomete principalmente as mulheres com mais de 40 anos. Pensando nisso, o Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav) realizou nesta quarta-feira (09) um papo ativo sobre a campanha mundial Outubro Rosa.
O serviço que atende mulheres vítimas de violência e que tem uma equipe formada de 90% de profissionais mulheres não poderia ficar de fora da campanha. “Nosso objetivo aqui hoje foi de alertar e tirar dúvidas sobre essa doença que tanto assusta e preocupa a nós mulheres”, explicou a coordenadora de Políticas para Mulheres Dayana Andrade.

Dra Jaqueline orientou quanto à melhor forma de fazer o autoexame das mamas
Para esclarecer melhor os sinais e os sintomas do câncer de mama, o serviço convidou a médica ginecologista Jaqueline Maia Ferraz. “É muito importante nos informar, observarmos o nosso corpo sabendo o que pode ser um sinal de alerta para procurarmos por um especialista, pois o câncer de mama tem maiores chances de cura quando diagnosticado precocemente”, ressaltou Jaqueline. A médica também esclareceu que a mudança nos hábitos de vida, como não fumar, evitar bebida alcoólica, praticar exercício e ter uma boa alimentação reduzem em 28% as chances de desenvolver o câncer de mama.
Para Geilda Melo (49), o momento foi muito esclarecedor e edificante para sua vida: “hoje a tarde foi muito importante pra estarmos por dentro dos cuidados que toda mulher merece. Depois destas informações, vou ficar mais atentas às mudanças do meu corpo”, destacou Melo.





