Açude de Salitre está sendo ampliado para aumentar o armazenamento de água para os moradores

A água é um bem da natureza que todos precisam diariamente. Para moradores da zona rural, os açudes são uma forma de armazenar água nos períodos de chuva e contribuir para o abastecimento e irrigação. Por isso, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, está fazendo a recuperação de açudes da zona rural do município.

No povoado de Salitre, um açude foi construído há cerca de 40 anos e abastece 100 famílias do povoado e de outras localidades. A água é usada para irrigação e criação de animais. Mas, o açude está em um nível baixo de água e, por isso, a Secretaria está fazendo a escavação para aumentar o volume de água captada no período chuvoso. Além disso, o açude vai passar por uma limpeza. O senhor Luiz Nunes nasceu em Salitre e vive no povoado até hoje. Para ele, com o açude maior vai ter água o ano todo, “aqui é difícil. Essa água serve pra tudo, para criação, para horta. Quando limpar e encher isso tudo vai ter água o ano todo”.

Açude de Cortesia secou e também será ampliado para receber maior volume de água da chuva

No povoado de Cortesia, o açude secou há alguns meses por falta de chuva. A Secretaria também está com máquinas trabalhando para aumentar o tamanho do açude e armazenar mais água. Cerca de 30 famílias do povoado dependem desse açude, assim como outras famílias da região. Além da escavação, será plantada uma espécie de grama no entorno do açude para segurar a estrutura no período de chuva. Dona Maria Aparecida Pereira mora em Cortesia há mais de 20 anos e não vê a hora da chuva cair quando a obra terminar, “para nós, a situação da água é muito difícil. Esse açude abastece todo mundo, para lavar roupa, para criação. É muito importante aqui para nós. Não vejo a hora do açude ficar pronto e encher para nós utilizarmos a água, fazer horta e muitas coisas”, contou emocionada a moradora.

O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gilmar Ferraz, ressaltou a importância dos açudes para as localidades e do quanto essas obras vão fazer a diferença para a população da zona rural: “É de grande importância esse trabalho que está sendo realizado em Cortesia e Salitre. Uma das prioridades do nosso Prefeito foi que a gente tomasse uma providência, são povoados tão distantes da sede do município e nós tomamos a iniciativa de começar logo esse trabalho antes que as chuvas começassem”.