Educação
Postado em 17 de junho de 2019 as 13:33:15

Secretário de Educação, Esmeraldino Correia, entrega os certificados aos participantes
Os cursos fornecidos pela Prefeitura já capacitaram mais de 200 pessoas
A Prefeitura concluiu mais um Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais. A certificação dos participantes foi realizada na última sexta-feira (14), no espaço da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente. O curso é uma realização da Prefeitura, por meio da Central de Interpretação em Libras (CIL) – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Cerca de 70 pessoas receberam das mãos do Secretário de Educação, Esmeraldino Correia, os certificados de conclusão do curso básico, iniciado no mês de abril deste ano. Na oportunidade, o secretário destacou a importância da iniciativa: “A prefeitura não tem medido esforços em prol da inserção da pessoa surda na sociedade e também em fornecer uma educação inclusiva”, destacou.
Para a servidora pública, Cintia Moura, o aprendizado é fator determinante para um melhor exercício de sua profissão. “Como trabalho na delegacia da mulher, sei da importância de fornecer o atendimento a todos os cidadãos com acessibilidade. Pretendo agora avançar ainda mais”, declara.

A servidora pública, Cíntia Moura, exibe seu certificado
A Coordenadora da CIL, Jaqueline França, relata que os cursos fornecidos pela Prefeitura já capacitaram de forma gratuita mais de 200 pessoas e que a Central, desde 2017, já prestou atendimento para mais de 1000 pessoas surdas de toda a região. “A grande maioria dos alunos formados hoje já está cursando as turmas do nível intermediário. Além da formação técnica, nossos cursos enfatizam a importância da inclusão da pessoa surda na sociedade”, garante.
Em julho serão abertas novas turmas para o curso básico de libras e também para o Curso de Tradução e Intérprete em Línguas de Sinais.