O agitado comércio de Vitória da Conquista ganha mais cores e sons na semana que antecede o Natal. Enquanto as pessoas entram e saem das lojas, a diversidade cultural faz da Praça Nove de Novembro seu ponto de encontro. Nesta sexta (21), o palco do Natal Conquista de Luz foi uma prova disso.

O cantor Adriano Souza, com um show romântico, homenageando grandes nomes da MPB, apresentou um repertório especial indo de Djavan e Fábio Júnior a Chitãozinho e Xororó e Roberto Carlos. Pela primeira vez na programação, o cantor celebrou com o público o convite.

“Foi emocionante pra mim, nunca tive a oportunidade de tocar no Natal. Agradeço muito por, nesse ano, terem escolhido o meu nome para participar. Sempre gostei de tocar em praça, é outra coisa! É gratuito, espontâneo. Pra mim é uma felicidade tocar nesta praça e fazer parte desta programação”, agradece Adriano, que já tem 30 anos de trajetória na música.

Para o comerciário Geraldo Correia, a música na praça é uma tradição que não pode deixar de existir. “É muito boa essa programação na praça, atrai os clientes aqui para a loja. É bom para as vendas e gratificante ver o movimento”, afirma o vendedor, que trabalha em uma loja da Nove de Novembro há 18 anos. Para o engraxate Hélio Andrade, na praça há 42 anos, os artistas dão um “show de bola. Tá muito bom mesmo!”.

Com “A Novidade”, de Gilberto Gil, a segunda atração desta sexta subiu ao palco. A jovem Yanna listou canções que mostram sua baianidade e a referência musical diversificada que lhe formou como cantora. Além de Gil, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Bob Marley e canções eternizadas pelo carnaval de Salvador estiveram no set-list.

“O Natal alcança Vitória da Conquista e região, porque o comércio abrange outras cidades, e esse público é muito receptivo. Para nós, artistas, é uma troca muito positiva, de entretenimento e diversão. No nosso show vamos imprimir a cara da Bahia, essa mistura, sua diversidade, muito suingue, muito axé, muita alegria”, destaca.

Quem parou as compras e a correria para assistir às apresentações não se arrependeu. “Estávamos no comércio e quando vimos a apresentação achamos fantástico, então viemos curtir, encontramos amigos de infância e estamos curtindo esse som maravilhoso”, declarou Adriana Cintra, de Salvador, que está visitando a cidade e foi com a família às compras.

A programação na praça Nove de Novembro termina neste sábado (22), com apresentações de Balaio e Hotel Mambembe, a partir das 14 horas.