Desenvolvimento Social
Postado em 1 de dezembro de 2018 as 06:00:38
Educandos do Programa Conquista Criança e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Vila América e do Jardim Valéria tiveram uma tarde de incentivo e motivação nesta quinta-feira (29), no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente.
No “VII Workshop Acessuas Trabalho”, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenação de Renda e Cidadania, também foram lançados o Plano Progredir e o Selo Empresa Socialmente Responsável do programa Acessuas Trabalho.
Representando o prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, falou do contentamento pelo trabalho realizado em parceria na pasta da qual é responsável: “Quando vejo vocês jovens procurando profissionalizar, trabalhar, eu fico muito contente. E quando ouvimos de tanta parceria, nos alegra muito mais e a gente percebe realmente que o povo quer trabalhar por Conquista”.Segundo a coordenadora de Renda e Cidadania, Luiza Ariana da Rocha, esse é um momento de agradecimento à equipe do Acessuas Trabalho e órgãos parceiros. “Fizemos uma parceria que é extremamente importante para o desenvolvimento dos adolescentes e o objetivo nosso é que o Acessuas seja essa ferramenta que atinja todo esse público”, completou.
Na ocasião, os 50 adolescentes do Conquista Criança e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que participaram do Projeto de Orientação Profissional (POP), receberam certificado, currículo e a Carteira POP para apresentarem em cursos profissionalizantes e vagas de emprego.
Ana Clara da Silva, 12, integrante do SCFV do Vila América foi umas das certificadas. Com carga horária de 40h, o curso acontecia quinzenalmente na sede do Cras de seu bairro. “Eu aprendi muita coisa, aprendi que não precisa mentir. Vai que a agente coloca uma coisa no currículo e quando chegar na hora a gente não sabe. Aprendi também a não falar muita gíria quando estiver na entrevista”.
Ana Clara aprendeu como elaborar currículo e se portar numa entrevista
Fugindo do convencional, Ana Clara já tem uma profissão em mente: artesã. E pensando em jovens como ela é que uma das parcerias anunciadas foi a do Sebrae, por meio do programa Jovem Empreendedor, que vai oferecer assessoria técnica para elaboração do plano de negócios para educandos do POP.
Já os que almejam uma vaga de emprego poderão se cadastrar no Banco de Talentos – uma alternativa que funcionará como ponte entre seus usuários qualificados e as demandas do mercado de trabalho. “Não é garantia de empregabilidade, mas a Coordenação de Renda e Cidadania, através do Programa Acessuas Trabalho, fará a mediação entre os adolescentes, jovens e adultos que são parte de famílias com perfil do Programa Bolsa Família e o Mercado de Trabalho”, explicou o psicólogo do Acessuas, Mauro Pales, ao explanar sobre os objetivos do Selo Empresa Socialmente Responsável e do programa do Governo Federal, Progredir.
Depois de saber das parcerias do Acessuas para o próximo ano e de ouvir sobre “Qualificação Profissional, um diferencial necessário!” com profissionais do Senai, a educanda do Conquista Criança, Gleice Monteiro, falou sobre o programa: “É uma porta que está se abrindo. O programa nos ajudou pois são várias oportunidades que vão surgir”.

Gleice recebe certificado do POP das mãos da coordenadora do Acessuas Trabalho
O educador social do SCFV do Vila América, Paulo Henrique Martins, lembrou que a qualificação é um direito desses adolescentes e completou: “Hoje a qualificação é muito exigida no campo profissional, então foi uma ótima ideia e uma ótima parceria do Acessuas, principalmente com os Cras”.
Também esteve na solenidade: o diretor de Assistência Social, Michel Farias; a coordenadora de Proteção Social Básica, Vida Amaral; a coordenadora do Programa Conquista Criança, Marizete da França; as gerentes do Cras Vila América e do Jardim Valéria, respectivamente, Eslange Silva e Eliude Bonfim; e a coordenadora pedagógica do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), Lessandra Bittencourt.