Continuando a preparação da cidade de Vitória da Conquista para o ano 2040, quando o município completa 200 anos de emancipação política, o Prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita e secretária de desenvolvimento social, Irma Lemos, secretários, coordenadores e gerentes, se reuniram na casa de eventos Limão Doce, nesta segunda-feira (19), para ouvir a palestra sobre Fluxonomia 4D.

A futurista especialista em economia criativa e colaborativa, criadora da Fluxonomia 4D e consultora da Organização das Nações Unidas (ONU), Lala Deheinzelin, afirmou que “o futuro chega cada vez mais rápido. E o poder público que é aquele que cuida do coletivo, precisa estar atento, à frente do seu tempo”. Ela esclarece que fluxonomia é a mistura de futurismo com as quatro novas economias (criativa, compartilhada, colaborativa e multivalores).

Lala explica que “na economia criativa que você gera valor pelo intangível. Por exemplo, quando eu trabalho com educação, eu não estou consumindo nada do meio ambiente, estou usando inteligência, que é uma coisa que não gasta. Quanto mais usa, mais tem; na economia compartilhada quantos espaços, equipamentos e materiais existem que poderiam ser compartilhados e melhor utilizados? Na economia colaborativa, junta a universidade e empresários. Todos para resolução dos problemas; e na economia multivalores o recurso não é só moeda. Imagine que fosse possível para alguém que neste mês não tem como pagar o seu IPTU em dinheiro, mas pode entregar laranjas que o seu sítio produziu para a escola usar na merenda pública. Então se eu me abro para essa possibilidade que há mais recursos do que só dinheiro, eu descubro que tem muito recurso que eu poderia estar usando e consigo fazer muito mais com aquilo que eu já tenho”.

O Prefeito Herzem Gusmão disse que “o futuro já chegou. Estamos preparando com os avanços tecnológicos, desenvolvendo a filosofia de cidades de economia criativas, para pessoas. Estou muito feliz em proporcionar à minha terra, à nossa equipe, figuras extraordinárias para nos dar, na verdade, uma orientação segura, com as bênçãos de Deus”.

Herzem Gusmão também destacou a importância do trabalho em união, que foi abordado na palestra. “Você só faz uma gestão com conexão. Ela já mostrou aqui que seremos fortes, em conexão, em solidariedade, um secretário estendendo a mão para outro secretário. Precisamos trabalhar unidos, envolver e trazer a sociedade. Temos a filosofia de cidade para pessoas. Tudo gira em relação as pessoas, e portanto nós estamos vivenciando esse momento ímpar da nossa gestão”.

A servidora da secretaria de administração, Aline Maciel dos Santos, afirmou que a “palestra foi muito necessária e importante”. Elogiou que todos os gestores das pastas estavam presentes “para que a gente tenha uma mesma lógica de atuação e visando esse compartilhar de recursos, olhares, ideias  e isso vai exponencializar com certeza a nossa ação, a nossa gestão e os nossos resultados . Uma cidade para todos e agora para o futuro também”, concluiu.