Meio Ambiente
Postado em 13 de novembro de 2018 as 16:59:10
Na manhã desta terça-feira (13), uma comitiva do Governo Municipal realizou uma visita técnica à Reserva Florestal do Poço Escuro. O espaço, que é um dos cartões postais de Vitória da Conquista, integra o projeto do Parque Ambiental da Cidade.
Uma das principais ações previstas por essa medida é a revitalização do Rio Verruga, que já foi iniciada. “Temos informação segura da Embasa de que tem rede de esgotamento sanitário da Bartolomeu até o Poço Escuro. Então não se justifica mais empresas, residências, bancos ou conjunto habitacional lançando dejetos no rio. A Prefeitura já notificou e vai abrir um prazo para quem está praticando essa ilegalidade”, revela o prefeito Herzem Gusmão.
Acompanhado pelo chefe de Gabinete, Marcos Ferreira; pela secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira; e por técnicos ambientais, o prefeito conversou sobre estratégias de preservação para a Reserva. “Esta é porção mais importante do Parque da Cidade, onde está localizada a nascente do Rio Verruga no Poço Escuro”, afirma.
Com o intuito de aproximar a cidade da natureza, o gestor anunciou que está sendo analisada uma outra ação. A medida consiste em deslocar a quadra da Praça da Juventude para outro local, dentro da própria praça, e dar passagem para o Rio Verruga correr por ali. A sugestão foi feita ao Governo Municipal pela equipe do arquiteto e urbanista curitibano, Jaime Lerner.
Em pleno estágio de implantação, o Parque da Cidade será uma grande marco para Vitória da Conquista. “Esse projeto que Conquista já começa a aplaudir e os ambientalistas estão entendendo, faz muito bem à nossa cidade. Saio daqui emocionando, pedindo a Deus bênçãos para o nosso governo e que a gente tenha sensibilidade para preservar o poço escuro”, finaliza Gusmão.