Cultura
Postado em 13 de novembro de 2018 as 13:51:52
Na entrada do anexo da Casa Memorial Gov. Régis Pacheco, a frase de Leonardo da Vinci recepciona os visitantes: “a arte diz o indizível; exprime o inexprimível; traduz o intraduzível”. No espaço, foram expostas as telas produzidas pelos alunos da rede municipal que participam da Oficina de Arte Revelando Talentos, realizado pela professora e artista plástica Edméa de Oliveira.
A exposição é resultado dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2018, por meio da Secretaria Municipal de Educação. “Estou muito feliz. O resultado foi fantástico! A depender de mim, farei tudo igual ao que fizemos no ano que vem. Eles são verdadeiros artistas da terra, daqui alguns anos Conquista será um grande celeiro artístico”, afirma Edméa, que já realizou mais de 30 oficinas de arte no Brasil e no exterior. “O importante é esse despertar para a criação artística, eles são o nosso futuro e estão no caminho da arte. A oficina revela verdadeiros talentos”, destaca.
A turma de participantes varia de 60 a 80 alunos, de cinco escolas municipais. Como Mariana Alves, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Zélia Saldanha, que pintou a bandeira de Vitória da Conquista. “Eu descobri meu talento para a pintura na oficina, mas já gostava de pintar e foi muito gratificante representar a bandeira da minha cidade”, comemora. Além da bandeira de Conquista, a exposição reúne as bandeiras dos estados do Nordeste e a cultura da região, retratando o sertão, as danças, o folclore, as festas populares e os costumes nordestinos.
“A ideia era retratar o sertão e a simplicidade no quadro, o que veio à minha cabeça eu expressei na arte”, conta Ian Sampaio, da Escola Municipal Edivanda Maria Teixeira, que desenhou e pintou um cavaleiro sertanejo. “Essa é uma grande oportunidade pra gente aprender mais, isso vai ser fundamental pra gente no futuro”, diz sobre a oficina de arte, onde aprendeu técnicas de desenho e de pintura.
As turmas participantes do projeto estarão no Memorial, nos dois turnos, nas próximas terças, dias 20, 27 e 4 de dezembro. A exposição, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, fica no espaço até o dia 5. Visite e conheça o projeto!