Desenvolvimento Social
Postado em 31 de outubro de 2018 as 14:00:31
Um grupo de mulheres do povoado do Simão participou de uma atividade bem especial na manhã desta quarta-feira (31). Por meio de uma ação interssetorial das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, como parte da programação do Outubro Rosa, elas vieram à sede de Vitória da Conquista para realizar um passeio lúdico e muito informativo.
Para começar, elas tiveram um café da manhã na sede do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav). Lá, elas conheceram o funcionamento do serviço e ouviram uma palestra sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.
“A gente tem essa dificuldade de falar sobre violência contra a mulher da zona rural, por causa da cultura do patriarcado. A violência psicológica e sutil, que acontece dentro de casa, muitas vezes elas não percebem, então a gente trabalha bastante esses pontos para poder multiplicar ainda mais essas informações”, conta a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e gerente do Crav, Dayana Evelinne.
Além disso, as mulheres também tiveram um momento educativo sobre prevenção do câncer de mama. A coordenadora de Saúde da Mulher, Sabrina Menezes, explica a importância de se trabalhar essas informações: “O câncer detectado precocemente aumenta em muito a chance de cura. Então, a intenção da campanha é justamente essa, chamar atenção para a mulher se cuidar, para a mulher realizar o toque das mamas, que é chamado o autoexame, e fazer os demais exames complementares”.
A programação previa ainda um passeio na Reserva Florestal do Poço Escuro. Por conta da chuva nesta manhã, foi preciso adiá-lo. Em vez disso, o grupo visitou a Praça da Juventude, onde a Secretaria de Meio Ambiente contou um pouco da história e da riqueza natural desse ponto turístico da cidade.
A presidente da Associação de Moradores do Povoado de Simão, Neusivalda dos Santos, falou em nome do grupo de mulheres e elogiou a iniciativa. “Foi maravilhoso, a gente está achando uma coisa que não tem palavras. São mulheres que viviam querendo fazer esse passeio há muito tempo, e agora nós tivemos essa oportunidade”, relata. “Eu agradeço muito a oportunidade, e a todos da equipe que coordenaram esse encontro para a gente, e a Prefeitura dando esse apoio”, completa.