Aconteceu neste sábado e domingo, no auditório da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, uma oficina com o professor José Ferreira da Crus com o tema: “Aprimoramento da gestão e qualidade das ofertas de serviços, programas e benefícios no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”.  O momento formativo foi voltado aos gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Durante o encontro, os gestores elencaram os principais desafios para concretização da política pública de assistência social no município. O diretor de Assistência Social da Semdes, Michael Farias, disse que o evento é importante para a garantia dos direitos socioassistenciais. “A oficina de hoje está no nosso planejamento estratégico. Gerentes, coordenadores e demais gestores estão presentes aqui hoje para discutir processos metodológicos mais eficientes para a oferta de serviços ao público”, declarou o diretor.

Graduado em Serviço Social pela PUC-MG e especialista em Políticas Públicas pela UFMG, o professor José Crus aponta que o principal desafio para as políticas públicas de assistência social nos municípios é a ressignificação da proteção social  na qual o Município tem se destacado como exemplo de gestão nesta área. “Vitória da Conquista está na rota de desenvolvimento e por isso está ressignificando a questão da proteção social. O Suas é um sistema complexo e  Conquista está entre os municípios que desenvolvem um bom trabalho”.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) é o órgão responsável pelas políticas públicas de assistencial social. Sua missão é atender cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social e para isso conta com uma rede de serviços que compõe o Suas.