Educação
Postado em 21 de setembro de 2018 as 17:48:21
Cerca de 200 educadores participaram do 1° Encontro de Formação para Auxiliar de Vida Escolar (Cuidador), promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), na manhã dessa sexta-feira (21). A atividade, que visa capacitar a Rede Municipal de Ensino para cuidar dos alunos com deficiência, foi realizada no auditório do Polo de Formação em Saúde da Família.
O encontro debateu o manejo da criança com paralisia cerebral no ambiente escolar. Na ocasião, a terapeuta ocupacional Amanda Letícia Dourado conceituou, apresentou quais as causas e o processo de ensino e aprendizagem do aluno com paralisia cerebral. “A partir dessa capacitação, queremos que os cuidadores entendam o que eles podem fazer para que ele possa auxiliar a criança a ficar mais independente”, afirmou a ministrante.

Amanda Letícia fala sobre paralisia cerebral e a aprendizagem do aluno com a deficiência
A formação continuada é um compromisso do Governo Municipal para superar barreiras e validar as políticas públicas de inclusão social. Essa é a segunda capacitação oferecida pela Secretaria de Educação em 2018.
A ministrante da palestra já atua na área há 15 anos e ficou surpresa ao ver o auditório lotado. “Estou vendo que a secretaria aumentou o número de auxiliares e isso se destaca. Fico muito feliz e é de dar parabéns a esse governo pela atenção e o suporte dado a essas crianças. O Município além de pagar o auxiliar, ainda capacita e faz o material adaptado, coisa que nas escolas particulares a própria família arca com toda despesa para inclusão da criança”, comentou Amanda Letícia

Jussara faz dinâmica que demostra dificuldade enfrentada por alunos com paralisia cerebral
Para a cuidadora Jussara Dutra, essas formações são importantes para os profissionais se orientarem melhor. “Cada criança tem sua limitação e às vezes encontramos dificuldades, então os encontros são muito importantes. Geralmente tem um encontro por ano e esse está sendo o segundo deste ano, então já deu uma melhorada”, disse a servidora que trabalha há um ano na Creche Bela Vista, localizada no Nova Cidade.