Notícia Destaque
Postado em 30 de agosto de 2018 as 14:00:24

O Governo Municipal e o Exército Brasileiro dialogaram nessa quarta-feira (29) sobre a distribuição de água potável na Zona Rural de Vitória da Conquista. O prefeito Herzem Gusmão recebeu, no Gabinete Civil, militares do Comando Militar do Nordeste (CMNe), responsável pela Operação Carro-Pipa na região Nordeste.
No início de junho, o Município foi excluído da operação. Poucos dias depois, os veículos do programa voltaram a abastecer 256 localidades da zona rural do município, com água potável. “Vitória da Conquista foi a única cidade que retornou a Operação, graças ao nosso esforço e ao prestígio político, segundo o próprio comandante da Operação Carro-Pipa, Coronel Genivaldo”, comentou o prefeito.
Devido ao retorno da operação com 17 carros-pipas, o Exército veio ao município vistoriar a distribuição de água. “Viemos de Recife para verificar as condições em que estão sendo aplicadas a Operação Carro-Pipa e o que a Prefeitura tem feito. Eu acredito que a parceria Exército e Prefeitura vai fazer com que essa água chegue com recursos otimizados e com qualidade a população”, explicou o chefe do Escritório da Operação Carro-Pipa do CMNE, Coronel Genivaldo da Silva.
Uma das ações da Administração Municipal para garantir o fornecimento de água potável para a população dos distritos e povoados é manter, com recursos próprios, 12 carros-pipas. É que, há um ano e meio, o município já havia sofrido um corte de 19 caminhões-pipas. Além disso, o Governo tem buscado recursos federais para construção da Barragem do Rio Pardo.

Ao apresentar o projeto da barragem, Herzem afirmou: “Esse barragem vai significar a redenção para a região Sudoeste”. Contente com as possibilidades levantadas pelo Município para resolver a questão do abastecimento de água, o coronel Genivaldo finalizou: “O Exército vai atuar enquanto for uma missão constitucional nossa, mas é interessante saber que prefeituras como a daqui de Vitória da Conquista tem projetos para não precisar da Operação Carro-Pipa a longo prazo. Saio daqui feliz”.
Acompanhando o coronel estava o Capitão Alcibíades do Escritório da Operação Carro-Pipa do CMNE e o sargento do 19º Batalhão de Caçadores. Representando a Administração Municipal esteve na reunião: a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, o assessor especial Mateus Novais e o coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Ubaldino Figueira.





