Esaú Matos
Postado em 26 de julho de 2018 as 10:56:12

No Esaú, são disponibilizados mais dois métodos contraceptivos além do DIU, a laqueadura e a vasectomia
Agendamentos podem ser feitos por telefone ou presencialmente
Atualmente, adiar os planos da maternidade ou escolher por não ter filhos são opções adotadas por muitas mulheres. E para que elas decidam a maneira mais confortável de planejar se vão ter filhos, ou quando e como será, é que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, oito métodos contraceptivos.
“Esta é uma estratégia da política de planejamento familiar e fundamental para a saúde de mulheres e homens, sejam eles adolescentes, jovens ou adultos”, comentou a enfermeira Adriana Luz. Em Vitória da Conquista, três métodos são realizados no Hospital Municipal Esaú Matos: a vasectomia, laqueadura e a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU).
Por mês, conta Adriana, são ofertadas no hospital, 50 vagas para as mulheres que desejam colocar o dispositivo, além das outras 50 para revisão. O DIU é apontado pelos especialistas como um dos métodos contraceptivos mais eficazes por não depender da memória de quem usa, não apresentar efeitos colaterais do uso de hormônios e ser de longa duração.
De acordo com a enfermeira, o agendamento para inserção do DIU é simples. A mulher pode agendar, de segunda a sexta-feira, via telefone (3420-6207) ou presencialmente, na recepção do ambulatório. Além do documento de identidade, ela deve apresentar o Cartão SUS. Antes de realizar o procedimento, a paciente assistirá a uma palestra sobre planejamento familiar.
O DIU pode ser retirado no momento em que a mulher desejar, permitindo que ela volte imediatamente à sua capacidade de engravidar.