Foi realizada na tarde desta terça-feira (22), na sede do Ministério Público, uma reunião para traçar os planos para o início da operação contra o transporte clandestino de passageiros em Vitória da Conquista. Participaram da reunião, a promotora Lucimeire Carvalho, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro, o coordenador de Transporte, Jackson Yoshiura e a coordenadora de Trânsito, Valéria Schettini, além de representantes da área de segurança pública*.

Durante o encontro, as entidades discutiram sobre o formato da operação contra o transporte irregular de passageiros na cidade e elencaram alguns pontos e forma de atuação conjunta. A Promotoria de Justiça encaminhará ofício ao comando geral da Polícia Militar e ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que as áreas técnicas destes órgãos auxiliem o planejamento da operação de fiscalização do transporte irregular feito por vans.

Já o secretário Ivan Cordeiro assegurou que vai iniciar uma campanha educativa nos meios de comunicação locais para informar sobre esta ação e reforçar os perigos aos quais os passageiros que utilizam as vans como transporte estão expostos. Isso porque a atuação desses condutores acontece de forma irregular.

“Vamos realizar uma ampla campanha informando sobre a fiscalização em todos os veículos de comunicação de forma que alcance todos os condutores. Estamos à disposição da Promotoria para atender as suas solicitações e certos da compreensão da sociedade para importância da segurança no trânsito”, reforçou o secretário.

Vale destacar que a Prefeitura Municipal tem realizado diversas campanhas de segurança no trânsito, tendo intensificado-as neste mês de maio por conta do “Maio Amarelo”.

* Também participaram os comandantes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Fernando Leite; da 78ª CIPM, major Silvio Berlink; o capitão Orlins dos Santos, representando a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV – Brumado); e o superintendente da PRF, José Machado.