Educação
Postado em 30 de abril de 2018 as 08:56:17

Creche Municipal Jurema
Estimular o gosto pela leitura e a aproximação entre pais e filhos são objetivos dos projetos lançados nesta sexta-feira (27), em duas creches ligadas à Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista.
O primeiro deles é o “Pega e Lê”, da Creche Jurema. Para o lançamento da iniciativa a instituição, que atende 162 alunos, realizou um encontro com os pais. Além de apresentações de contos infantis, o momento contou com explicações detalhadas sobre a proposta.
“Nossa creche sempre desenvolveu projetos com as famílias, buscando inserir cada uma delas em nossa proposta de ensino e no processo de aprendizagem das crianças”, explicou a diretora do espaço, Mara Vilma de Alcântara. Com o projeto, os filhos levarão livros para casa, onde os pais farão a leitura junto com eles.
“Essa ação vai nos aproximar mais de nossas crianças, deixando um pouco de lado o celular e fazendo com que os pequenos desenvolvam mais ainda a sua imaginação. Será bom para todos”, avaliou Taís Silva, mãe de Maria Clara, 2 anos.
Os 230 alunos da Creche Municipal Senhorinha Cairo também tiveram momentos especiais nesta sexta. Na ocasião, a entidade inaugurou o Espaço de Leitura. “Este é o resultado de um trabalho tecido por muitas mãos. Nós conseguimos criar esse espaço com doações de livros de pessoas da creche e da comunidade”, lembrou a diretora, Cristiane Sousa.

Creche Municipal Senhorinha Cairo
Além de estimular a pseudoleitura, já que as crianças de 2 a 5 anos, em geral, não decodificam as palavras, mas conseguem criar histórias a partir da leitura das imagens contidas nos livros, o projeto contará com a “Sacola Viajante”. Assim, os alunos levarão livros para casa e com a ajuda dos pais farão a leitura dos mesmos. “Depois eles contarão as estórias nas rodinhas de conversa que acontecem nas salas de aula”, destacou a coordenadora pedagógica da Creche Senhorinha Cairo, Nairan Prado.
As crianças aprovaram a iniciativa. Para Mariana Prado, de 5 anos, ler com os pais vai ser muito emocionante. “Eu estou muito feliz com o cantinho da leitura e também porque vou levar livrinhos para ler em casa. Eu amo imaginar na hora que estou vendo as histórias”, declarou a pequena leitora.