Coquetel de lançamento lota o Memorial Régis Pacheco

Foi lançado no Memorial Régis Pacheco, na noite dessa quarta-feira (25), o box de livros da trilogia “Vitória da Conquista, quero te conhecer: uma Conquista especial”, escrito pela professora Dra. Ana Emília de Quadros Ferraz, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Os livros falam sobre a história de Vitória da Conquista e seu aspecto geográfico em uma linguagem infantojuvenil e ajuda este público na construção de uma narrativa geral sobre a cidade.

A professora Dra. Ana Emília de Quadros Ferraz em discurso sobre a experiência de escrever os livros

Por meio de muitas pesquisas de campo e visitas às famílias conquistenses, a professora explicou que desde 2001 desenvolve este trabalho com o lançamento do primeiro livro “Vitória da Conquista: quero te conhecer”. Em 2007 ela continua com a segunda edição “Um presente especial” e finaliza com “Uma aventura por Conquista”. Ela conta que escrever para crianças é um prazer imenso, ainda mais se tratando da cidade: “Falar e escrever sobre Vitória da Conquista sempre foi o meu foco de pesquisa na Universidade e transformar isso em livros para crianças, além de ser um prazer imenso, é sempre desafiador”, finaliza.

A vice-prefeita, Irma Lemos, representando o prefeito Herzem Gusmão, fala da importância dos livros para a cidade

A vice-prefeita da cidade, Irma Lemos, esteve no lançamento representando o Prefeito Herzem Gusmão e afirmou a importância dos livros para a cidade. “É muito importante para nós, conquistenses ter livros que falem sobre a história de Vitória da Conquista, sobretudo para nossas crianças. É gratificante saber que a cidade está dando bons frutos neste segmento de escritores. É uma noite memorável e alegre para nós”.

Tina Rocha (à direita), ao lado da vice-prefeita Irma Lemos (centro) e o chefe de gabinete, Marcos Ferreira

Tina Rocha, secretária de Cultura, também esteve no coquetel de lançamento e elogiou o trabalho da professora, ressaltando outras obras como um atlas que mapeia a região da cidade. “No momento em que Ana Emília escreve sobre a cidade de Vitória da Conquista numa linguagem infanto juvenil e dando visibilidade à história conquistense, a gente só tem a aplaudir. O lançamento está sendo um sucesso”, comemora.