Notícias
Postado em 26 de abril de 2018 as 09:34:50

O Movimento Pró-Conquistas apresentou, na noite dessa terça-feira (25), o Perfil Socioeconômico do Município de Vitória da Conquista. O prefeito Herzem Gusmão e membros do Governo Municipal estiveram no evento, realizado no Salão do SinComércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista).
O objetivo é trazer um guia de negócios para a comunidade empresarial conquistense demonstrando em dados, números e informações, as características sociais do município.
“Precisávamos dos dados científicos. Estou ávido para conhecer os dados pois precisamos preparar Vitória da Conquista para os 200 anos. Faltam 21 anos. Esse perfil é uma solução inteligente para ter um norte, é de fundamental importância para preparar essa cidade para que ela avance. Estamos preparando essa cidade em sintonia com o poder privado”, declarou o prefeito na ocasião.
Os economistas Ane Alencar e Hugo Nogueira foram os responsáveis pela pesquisa que contou com a análise técnica do economista Gustavo Pessoti, diretor de indicadores e estatística da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a coordenação geral do professor Itamar Figueredo, presidente do Movimento Pró Conquistas.

“Esse estudo traz para o cotidiano a disponibilidade das informações socioeconômicas do município. Isso ajuda o mundo acadêmico a pesquisar e o investidor ter tudo organizado quando levantar informações sobre Conquista” expôs o professor Itamar Figueiredo.
Este levantamento contou com parcerias do setor público e privado e durou 18 meses. Mas, conforme o professor Itamar, a metodologia aplicada na pesquisa permite o ajuste e o aprimoramento a cada ano. “A partir de agora vai melhorar, porque vamos poder em cima dessas informações consolidar o obtido e aprimorar através da sofisticação da metodologia aplicada”, garantiu.

A ideia do guia é que os números influenciem na decisão dos investidores que observam Conquista na hora da tomada de decisão. O IBGE tem uma base de dados sobre os municípios brasileiros. Só que o perfil de Vitória da Conquista reúne todas as informações que o investidor precisa em um documento. “É uma queixa frequente do empresariado que não há informações compiladas para quando ele vai tomar uma decisão de investimento. O perfil supre essa carência”, analisa.





