Bate-papo reuniu profissionais do serviço

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres, e em parceria com o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), realizou na última sexta-feira (16), mais uma ação da campanha Março Mulher. O Papo @tivo foi promovido no Hospital Esaú Matos.

A unidade hospitalar, administrada pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, é referência no atendimento de mulheres e crianças, sendo estes responsáveis por 75% do total de pacientes recebidos. O encontro teve como objetivo sensibilizar o público acerca da conscientização dos avanços e conquistas das mulheres.

De acordo com o diretor geral da Fundação, Felipe Bittencourt, a realização do Papo @tivo na Fundação foi de suma importância uma vez que “a maioria dos nossos funcionários são mulheres e recebemos, às vezes, casos de pacientes vítimas de violência, tanto mulheres quanto crianças. Além disso, é importante que os nossos parceiros tenham a consciência de como foi esse histórico de luta das mulheres”.

A palestra abordou temas como relacionamentos abusivos, a naturalização da violência contra a mulher exemplificada através de músicas populares, a ascensão da mulher no mercado de trabalho, além de um apanhado histórico sobre os direitos conquistados e a importância de “desmistificar e entender como é o processo de violência e identificar possíveis vítimas”, como destacou Felipe.

Ele ainda ressaltou que a educação e a capacitação são as melhores formas de fazer com que as mulheres se conscientizem e tomem posse de suas conquistas de forma a “quebrar paradigmas, gerando impactos na formação de homens e mulheres”.

Para a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Sabrina Menezes, realizar essa atividade foi uma forma de “proporcionar a reflexão e reconhecer a mulher na sociedade enquanto um ser de direito e deveres para que ocupem cada vez mais espaços”.