Cultura
Postado em 20 de dezembro de 2017 as 11:12:31
Pela primeira vez, nos últimos anos, os festejos natalinos chegaram à Praça Mármore Neto, popularmente conhecida como Praça do Boneco, no bairro Brasil. O Natal Conquista de Luz, realizado pela Prefeitura, chegou ao bairro, repleto de atrações locais e com decorações que deixaram o ambiente com um clima mais natalino.
Para o técnico de informática, Josemário Júnior, 20 anos, morador do bairro Guarani, esta é a primeira vez em que ele tem a oportunidade de acompanhar os shows na praça.
Apesar de jovem, para ele, o mais emocionante é prestigiar os grupos de Terno de Reis, por lembrar da sua avó. ‘’Quando eu era mais novo, o pessoal do terno de reis sempre ia na casa dela, cresci vendo isso, por isso, é importante ter além dos shows, a presença deles, é um resgate da cultura. Que bom que a cidade está tendo esta oportunidade. Cultura é sempre bom’’, ressaltou.
A abertura desta primeira noite ficou por conta do artista Neubera Kundera. Com o trabalho 100 % autoral, ele destacou a importância deste espaço para a divulgação de novos artistas: “Gostei da iniciativa da Prefeitura de colocar um palco além desse eixo Centro/Nove de Novembro, aqui no bairro Brasil, onde eu tenho vários amigos e pessoas que trabalham comigo e curtem meu som. Foi uma oportunidade de mostrar meu trabalho. Outra coisa interessante foi dar oportunidades aos artistas locais, aos trabalhos autorais’’.
Subiram ainda ao palco Balaio, Manno di Souza e Leo Pretto, finalizando as atrações da terça-feira.
Eline Silva, 25 anos, moradora do bairro Brasil, veio acompanhada da família e parabenizou a estrutura do evento: “É interessante, bem organizada e o mais importante é a valorização da nossa cultura, como o terno de reis. Isso amplia o acesso à cultura para toda região, para toda a cidade’’.
A secretária municipal de Cultura, Tina Rocha, ressaltou que a localização do bairro Brasil foi um dos pontos importantes para que fosse realizado o Natal Conquista de Luz: “É um lugar espetacular, que tem famílias e casas em volta. Contemplando o bairro Brasil, a gente está contemplando um bairro que tem muito artista, é até uma forma de agradecer’’.