Cultura
Postado em 3 de dezembro de 2017 as 19:44:14
A final aconteceu neste domingo, 3, no distrito de São João da Vitória
O campo de futebol do distrito de São João da Vitória estava movimentado, neste domingo, 3, para o último jogo da Copa da Primavera de Futebol Society Feminino. As competições começaram em setembro, com oito times disputando a taça de campeão, mas somente São João da Vitória, distrito mais conhecido como Batuque, e Lagoa de Zé Luís chegaram até à final. A ação é uma iniciativa do vereador Gilmar Ferraz e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Presente* na disputa, o prefeito Herzem Gusmão reforçou a importância de o poder público investir em atividades que beneficiem a população da zona rural. “Trata-se de uma comunidade que trabalha de sol a sol e precisa experimentar oportunidades que vão além desse cotidiano”, afirmou o gestor. “O vereador Gilmar Ferraz solicitou da Prefeitura um pedido antigo do povoado: iluminar o campo e criar melhores condições para a prática do esporte. Atendemos a solicitação e, em breve, um espaço revitalizado será entregue”, complementou.
O diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo aumenta as possibilidades de atender as demandas da população tanto da zona urbana quanto da zona rural, segundo o vereador Gilmar Ferraz. “Não existe Legislativo forte nem Executivo forte se não houver essa integração”. Também de acordo com o vereador, o objetivo principal dessa ação é fomentar o esporte e o lazer na zona rural. “O acesso ao esporte é difícil para a comunidade que vive longe da cidade. Nós, como agentes públicos, temos a obrigação de trazer o esporte para perto e incentivar o maior número de pessoas”, explicou.

O prefeito Herzem Gusmão: “em breve, um espaço revitalizado para a prática do esporte será entregue”.
Expectativas atendidas – Jéssica Ribeiro joga futebol desde os cinco anos de idade. Atualmente, com 19 anos, é jogadora do time de São João da Vitória. Para ela, o campeonato foi uma das poucas chances que teve de competir. “As minhas expectativas para o time são as melhores possíveis. Estou bastante contente por essa oportunidade”, contou a competidora.
Sentimento compartilhado com a adversária Luana Dantas, jogadora do povoado de Lagoa José Luís: “Jogo futebol há 17 anos e saber que essa chance pode estimular outras jovens a jogarem também me deixa muito feliz”.
Meninas no campo e surpresas na arquibancada – Seu Romildo Silva, de 52 anos, estava acompanhado dos dois filhos, Saulo (4 anos) e Hugo (8 anos), e se impressionou com a competência dos times: “Fico muito contente quando vejo gente da nossa terra nos surpreendendo tão bem. As jogadoras estão de parabéns”.
O jogo acabou com o resultado de 1 a 0, e o povoado de Lagoa de José Luís consagrou-se campeão.
*Acompanhando o prefeito, estavam também os secretários municipais de Educação, Finanças e Execução Orçamentária, Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Marcelo Melo, Gildásio Oliveira, Esmeraldino Correia e Ivan Cordeiro; o chefe de Gabinete Civil, Marcos Ferreira; e o presidente da Emurc, Marcelo Guerra.