Educação
Postado em 17 de novembro de 2017 as 14:52:58
O mês de novembro é marcado por duas ocasiões importantes: o aniversário de Vitória da Conquista (9 de novembro) e o dia da Consciência Negra (20 de novembro). E foi justamente pensando em contemplar essas datas que a Escola Municipal Iza Medeiros realizou o projeto “Conquista de Todas as Etnias”.
“O projeto está sendo desenvolvido há dois meses, com a proposta de tentar fazer uma releitura da nossa cidade, da história da nossa cidade, das pessoas que ajudaram a construir a nossa cidade. Por meio desse projeto, as crianças têm a oportunidade de estar revisitando nossa história, dos índios até os dias atuais, e fazendo uma reflexão dos caminhos percorridos para chegarmos até aqui”, explicou o diretor da escola, Ronilson Ferreira.
A atividade, que envolveu todos os 480 alunos da instituição, transformou as instalações da Escola em um túnel do tempo. Em cada sala visitada, os participantes se remetiam a um período vivido na nossa cidade. “Foi muito legal poder participar deste projeto, aprendi tantas coisas sobre a história do povo e da nossa cidade”, afirmou o pequeno João Paulo, aluno do 4º ano.
O secretário de Educação, Marcelo Melo, também participou da atividade e destacou a importância da iniciativa: “realmente, a emoção toma conta quando a gente vê essas crianças empenhadas em um projeto dessa natureza. Um projeto que amplia a percepção dos alunos e proporciona importantes reflexões a respeito da nossa história”.
A visitação estava aberta para toda a comunidade local e alguns pais fizeram questão de prestigiar o belíssimo trabalho realizado pelos alunos e profissionais. “É uma iniciativa muito importante e também muito interessante para a nossa comunidade. Aqui vemos muitos aspectos da nossa cultura”, disse Kelly Teles, mãe do aluno João Paulo.
Homenagem aos artistas da terra – Além de abordar os aspectos históricos, o projeto também dedicou um espaço para o estudo dos artistas locais. Em especial, o projeto faz uma homenagem à artista plástica Cleide Nágida Oliveira Schmit, servidora da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, que exerce um trabalho voltado para a arte e a educação.
Além da homenagem, os alunos também exerceram os seus dons artísticos e fizeram releituras das obras de alguns artistas. “Foi uma experiência ótima, é a primeira vez que eu tive a oportunidade de expor minha arte para as pessoas, estou emocionado, não sabia que ia ser assim, estou muito contente”, expôs Gabriel Silveira, um dos alunos responsáveis por essas releituras.
Visita Ilustre – A culminância do projeto também contou com a ilustre visita da professora e ex-secretária de Educação do município, Iza Medeiros. “Voltar a essa escola é um momento ímpar. É uma chance que nós temos de avaliar as ações educativas desse bairro desde o princípio até esse momento quando a escola dá as mãos à comunidade e realiza um projeto como esse, que envolve muita pesquisa, trabalho, dedicação e carinho. Me deixou muito contente em poder ver como a comunidade escolar se desenvolve”, contou.