Cultura
Postado em 16 de novembro de 2017 as 19:43:56
e atualizado em 20 de novembro de 2017 as 14:10:00
Aconteceu na noite da última terça-feira, 14, no espaço Villa do Bosque, o lançamento da Mostra Cinema Conquista durante o ‘Café com Cinema’. Na oportunidade, foi divulgada a programação completa desta edição, por meio de teasers e resumos de todas as atividades, gerando expectativa entre o público que prestigiou o evento.
Em sua 12ª edição, a Mostra homenageia o cineasta baiano Tuna Espinheira e, como de costume, contará com a exibição de diversas produções nacionais de curta e longa metragem. Serão exibidos mais de 50 filmes, que propõem a discussão e a reflexão sobre importantes temas para a sociedade.
Além de filmes, a Mostra Cinema Conquista terá em sua grade atividades como mesas redondas, oficinas, conferências, homenagens, música e exposições.
O coordenador da Mostra, Esmon Primo, comentou sobre o período de hiato que a Mostra vivenciou no ano de 2016, quando o evento não foi realizado. “Este período sem a Mostra significou um ano em que as produções se acumularam e, com isso, o nosso maior trabalho em selecioná-las para a edição de 2017. Foi muita coisa para poder aproveitar e isso significou maior esforço”.
Ele ainda ressaltou a importância da Prefeitura, por meio do apoio financeiro, para que o evento retornasse ao calendário cultural da cidade. “A atual gestão municipal foi satisfatória à Mostra. Ela abraçou e apoiou a reforma do auditório da Escola Normal para viabilizar o evento, além do apoio financeiro para complementar o recurso maior que a Mostra já tem. A Mostra precisava do apoio da prefeitura, que neste ano se mostrou totalmente aberta e acessível”, finaliza.
A secretária de Cultura, Tina Rocha, esteve no evento representando o prefeito Herzem Gusmão. Ela ressaltou a importância da realização do evento na cidade, sobretudo, por esta ser berço do cineasta Glauber Rocha, que ela considera uma referência na área.
Tina afirmou também que, com a Mostra, Vitória da Conquista se torna uma janela para o Brasil e o mundo. “É importante dar visibilidade à prata da casa, neste caso, Esmon, que vem trabalhando pela Mostra há 12 anos com muitos projetos. É importante para os estudantes de cinema, para os cineastas locais e toda população”, destacou.
A 12ª edição da Mostra Cinema Conquista “Um olhar para o novo cinema” acontece entre os dias 19 e 24 novembro no auditório do Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED); no Espaço Comunitário Seu Rosa, no bairro Nova Cidade; e no Teatro Glauber Rocha (Uesb). Além disso, terão exibições por meio de tendas itinerantes em diversas escolas municipais dos distritos da cidade.
A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. O evento tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.