Responsáveis pela gestão do órgão no biênio 2017-2019 tomaram posse nesta terça-feira, 24

Depois de serem designados como conselheiros pelo Decreto Municipal nº 18.131, de 6 de setembro de 2017, os novos componentes do Conselho Municipal do Idoso assinaram o termo de posse nesta terça-feira, 24, em solenidade no auditório do Centro Municipal de Convivência do Idoso.

Com isso, os 28 membros – metade ligada ao Governo Municipal, metade à sociedade civil – são agora responsáveis pela gestão do órgão durante o biênio 2017-2019.

Presente à cerimônia, o prefeito Herzem Gusmão afirmou que “os conselhos têm dado uma contribuição enorme a qualquer governo”, e se referiu à forma como a sociedade deve tratar os idosos. “Um idoso carrega experiência. Ele deu, e muitos continuam dando, uma contribuição à pátria, ao estado e ao município”, disse.

“Nós estaremos junto com o Conselho, defendendo as melhores políticas em defesa do idoso”, assegurou o gestor.

Logo após a cerimônia de posse, os conselheiros escolheram os nomes que integram a direção do Conselho Municipal do Idoso em sua nova gestão: Housana Cruz Rocha Estrela, presidente; João Lélis Gomes de Oliveira, vice-presidente; Mickaella Oliveira França, 1ª secretária; e Paulo Maurício Gonçalves Quaresma, 2º secretário.

Segundo a nova presidente, as expectativas para a nova gestão são “as melhores possíveis”. “É um novo desafio que pretendo vencer. Nosso objetivo é fazer com que seja bem entendida a função do Conselho, para que ele funcione efetivamente em nosso município”, disse Housana, que é também gerente do programa Vivendo a Terceira Idade, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O órgão – O Conselho Municipal do Idoso é um órgão paritário com função consultiva, deliberativa, controladora e fiscalizadora da política de defesa dos direitos do idoso. Sua finalidade é congregar e conjugar esforços dos órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados, que tenham em seus objetivos o atendimento a pessoas idosas, estabelecendo as diretrizes e a definição da política municipal do idoso em Vitória da Conquista.