‘Este experimento nosso, aqui, funciona como um laboratório’, disse o prefeito Herzem Gusmão, ao explicar que o evento visa à implantação do futuro SAC Municipal

“Um alvará, na Prefeitura, não andava. Era uma dificuldade enorme. Portanto, nós resolvemos trabalhar e avançamos. Agora, estamos buscando essa parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Queremos exatamente destravar essa história de liberação do alvará”, disse o prefeito Herzem Gusmão, ao visitar o Sebrae, que sedia até a próxima sexta-feira, 20, a Semana do Alvará.

O evento, que é uma realização do Governo Municipal, em parceria com o Sebrae, acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para isso, foi montada, num mesmo local, uma estrutura na qual é possível solicitar a emissão e solucionar pendências para todos os tipos de alvarás emitidos pelas diversas secretarias municipais: Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Finanças, Serviços Públicos e Saúde, através da Vigilância Sanitária.

“É mais uma das várias iniciativas da Administração Pública no sentido de dar mais celeridade ao atendimento da população e de estar mais próximo dela, dialogando e apresentando soluções”, informou o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso.

Ao passar pela Semana do Alvará, na tarde desta terça-feira, 17, a auxiliar contábil Lindaiane Oliveira conseguiu resolver pendências referentes a dois alvarás da empresa de contabilidade onde trabalha. “Uma coisa que antes eu usava dois setores para resolver, hoje resolvi em um setor só. Então, desburocratizou”, relatou ela, depois de ser atendida, já com os documentos em mãos.

‘Aprendizado’ – Além de possibilitar a resolução dessas questões em menor tempo e num único espaço, a Semana do Alvará funciona como uma espécie de “laboratório”, já que a Prefeitura, em parceria com o Sebrae, planeja a implantação do SAC Municipal. O objetivo desse futuro equipamento é justamente o que ocorre até o dia 20.

“A ideia é colocar em prática a experiência do SAC Municipal, que proporcione maior celeridade na emissão de alvarás, além de testar a questão do dimensionamento do local e verificar se permite colocar todas as secretarias em um único espaço”, explica o secretário.

O prefeito Herzem Gusmão afirma que o futuro SAC Municipal está em planejamento, e a viabilização do projeto dependerá dos resultados da Semana do Alvará. “Aqui, é um aprendizado. E este experimento nosso, aqui, funciona como um laboratório”, disse ainda o prefeito.