Mobilidade Urbana
Postado em 9 de outubro de 2017 as 16:14:39
Permissionários têm até o dia 23 para regularizar suas documentações, na Semob, e vistoriar seus veículos, no Deserg
Começou nesta segunda-feira, 9, a segunda vistoria anual dos veículos que atuam no transporte coletivo de passageiros da zona rural em Vitória da Conquista. Até o dia 23, todos os veículos que prestam este serviço deverão ter comparecido à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para atualizar suas documentações e, em seguida, ao Deserg, onde seus automóveis são submetidos a uma vistoria técnica.
A vistoria envolve os aspectos mecânicos e elétricos dos veículos, a fim de verificar se atendem aos critérios exigidos pela Prefeitura. “Analisamos a parte mecânica, os freios, as buchas, toda essa parte que possa causar algum acidente caso não esteja em conformidade. E também a parte elétrica, o extintor, a documentação, enfim. Tudo o que abrange a segurança dos passageiros”, informa o gerente de Operação e Fiscalização, Mateus Rodrigues.
Até o início da tarde de hoje, cerca de 40 permissionários já haviam regularizado seus documentos na Secretaria. Oito deles haviam ido ao Deserg, como o motorista Guilherme Soares, responsável por um ônibus que atende à região da Limeira. “É importante para a segurança de todos. Estamos labutando com vidas. Saímos de casa e deixamos famílias, e esperamos voltar com segurança. Por isso, é importante os veículos estarem todos em dia, para o bem de todos”, analisou o condutor, que, diariamente, percorre mais de 70 quilômetros e transporta, em média, 60 pessoas por dia.
Atualmente, 135 veículos fazem o transporte coletivo na zona rural. Eles percorrem mais de 2.600 quilômetros pelo interior do município, passando por 304 povoados e 11 distritos rurais. “Temos que preservar”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Esmeraldino Correia, a respeito das duas vistorias anuais a que o transporte coletivo rural é submetido. “É uma questão de segurança, higiene e controle para que a população do interior do município seja convenientemente transportada”, observa Correia.
Vistoria – Os permissionários têm até o dia 23 de outubro para comparecer à sede da Secretaria (Rua Friburgo, nº 109, bairro Petrópolis), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, a fim de atualizar as documentações e agendar as vistorias, que serão feitas posteriormente no Deserg.
Para isso, eles devem levar originais e cópias dos seguintes documentos: cartão de CNPJ atual, certificado do tacógrafo, DAM pago em 2017 (alvará), antecedentes criminais atualizados do proprietário e dos auxiliares, exames médicos atualizados do proprietário e dos auxiliares, CNH, alvará de circulação (para renovação), formulário de atualização cadastral preenchido, curso de transporte de passageiros e comprovante de pagamento da taxa de serviço da vistoria
A divisão das datas foi feita de acordo com a região onde atuam os permissionários. Confira a sua:
9/10/2017 – Limeira
10/10/2017 – Capinal, Marçal e Barra do Jeribá
11/10/2017 – Inhobim e Cercadinho
16/10/2017 – Região Mista
17/0/2017 – Bate-Pé
18/10/2017 – José Gonçalves
19/10/2017 – José Gonçalves, Sede e São Sebastião