Desenvolvimento Social
Postado em 28 de setembro de 2017 as 15:24:52
Região atendida incluiu ainda outras localidades do Assentamento Amaralina
A Escola Municipal Baixa da Fartura*, na localidade homônima que fica a cerca de 10 quilômetros da zona urbana de Vitória da Conquista, no Assentamento Amaralina, recebeu duas ações simultâneas nesta quinta-feira, 28: o plantão pedagógico, organizado pela equipe da unidade, e o atendimento da equipe do Bolsa Família Móvel, levado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Por isso, as mães que foram à unidade escolar conseguiram resolver duas coisas de uma só vez: primeiro, receberam as avaliações pedagógicas de seus filhos e conversaram com os professores a respeito do desempenho parcial que eles apresentam na escola; em seguida, foram ao Bolsa Família Móvel, onde puderam fazer novos cadastros, atualizar os já existentes em que havia pendências e esclarecer eventuais dúvidas.
“São locais de difícil acesso. Então, quando a gente faz esse tipo de ação, em parceria com a escola ou o posto de saúde, a gente fica no local e a população vem até nós. E aí, facilita tanto para a gente quanto para eles”, explicou Paloma Caires, supervisora de campo do CadÚnico – o cadastro que reúne quase 20 programas sociais do Governo Federal, aos quais os cidadãos podem ter acesso, caso se encaixem nos critérios exigidos.
A doméstica Marina Reis Pereira, 32, que mora na comunidade de Goiabeira, atualizou as informações de seu cadastro. Assim, ela espera voltar a receber o benefício que havia deixado de receber havia dois anos. “Foi bom, porque a gente não tem tempo para ficar indo lá em Conquista. É mais próximo da gente e não precisa pegar transporte”, avaliou Marina, mãe de dois alunos da Escola Municipal Baixa da Fartura, matriculados no 2º ano.
Já Roseane da Rocha Souza, 46 anos e mãe de um aluno não atualizou: ela se cadastrou pela primeira vez no CadÚnico. “Se eu não pegar o Bolsa Família, a gente tem direito a outros benefícios. Vamos ver”, relatou. “E, se eu não tiver direito, outra pessoa com mais necessidade vai ter”, complementou Roseane, que é mãe de um aluno do 4º ano.
*A Escola Municipal Baixa da Fartura é uma das quatro unidades escolares que compõem o Círculo Escolar Integrado do Assentamento Sede II.