O Governo Municipal tem investido constantemente na capacitação dos servidores municipais, como uma forma de qualificar a oferta do serviço público à população. Mais uma dessas iniciativas aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. Na ocasião, cerca de 40 servidores de todas as secretarias municipais participaram do curso “Aplicativos de Excelência Pessoal e Institucional”.

Esses aplicativos seriam uma plataforma de princípios morais e científicos sobre os quais as pessoas e a instituição desenvolvem suas experiências. A prática desses valores cria uma cultura de mudanças, com a constante busca pela melhoria. Isso reflete em inovação, programas de qualidade e atualização contínua.

O professor e jornalista Aécio Ribeiro conduziu a atividade, que se estende até esta quarta. Ele explica que o objetivo da capacitação é focar no alto desempenho e na melhoria da performance. “Excelência para nós é tudo aquilo que excede o mínimo do necessário. Então, do ponto de vista pessoal, institucional, do atendimento, do serviço, daquilo que a gente é no nosso caráter”, argumenta. Com isso, destaca o objetivo do curso: “Fazer com que os servidores tenham consciência de que somente a excelência tem significância e só com a excelência a gente deixa a nossa assinatura”.

A coordenadora de Material e Patrimônio, Damares Moura, explica a proposta em oferecer essa atividade aos funcionários da Prefeitura. “A Coordenação, juntamente com a Gerência de Compras, está promovendo o curso com essa intenção: a excelência, principalmente no setor público, para que não tenhamos falhas em relação tanto ao atendimento quanto ao serviço”, afirma.

A pregoeira Jiscele Pereira esteve participando da capacitação nesta manhã. Para ela, trata-se de uma oportunidade de melhoria funcional e pessoal. Além disso, ela comenta a estratégia do Governo Municipal em estar atento à qualificação do seu corpo profissional: “Isso também acaba nos dando autoestima, porque você se sente valorizado.”