Nesta terça e quarta-feira, 22 e 23, no Polo de Educação Permanente, a equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) 192 de Vitória da Conquista está participando de um treinamento especial em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que são os primeiros socorros prestados às vítimas de acidente ou mal súbito. Durante dois dias, os profissionais estão assistindo aulas teóricas, e participando de simulações práticas realizadas com os equipamentos de treinamento do serviço.

“O treinamento é feito em pequenas equipes de vinte pessoas e é oferecido frequentemente para a equipe”, explica a coordenadora do Samu 192, Taiane Tigre. O conhecimento compartilhado durante as aulas é essencial para evitar o agravamento das condições físicas dos pacientes no momento em que acontecem os incidentes até a chegada ou o encaminhamento para as equipes de assistência.

Nas aulas, são feitas simulações sobre algumas das situações mais corriqueiras no atendimento. Para isso, são utilizados bonecos que se assemelham a seres humanos adultos e crianças, equipamentos de socorro iguais aos utilizados nas ocorrências, além de réplicas de órgãos do corpo humano.

O condutor e socorrista Aloísio Junior participou da aula e garante: “O curso é muito bom, muito proveitoso. Nós aprendemos tudo dentro do protocolo e relembramos coisas que já aprendemos. Tudo no padrão”.

Ainda de acordo com a coordenadora do serviço, o treinamento também é realizado com outros setores da Secretaria Municipal de Saúde e abrange o atendimento intra-hospitalar.