Terceira etapa do Programa do Governo Mais Perto de Você foi anunciada no aniversário do Cras Vila América

Na manhã desta sexta-feira, 4, os moradores do loteamento Renato Magalhães foram contemplados pelo Programa Morar Legal. A ações da terceira etapa do Programa foram anunciadas durante as atividades comemorativas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila América, que completou nove anos e, durante toda semana, promoveu uma série de atividades para população atendida pelo serviço. O Governo Mais Perto de Você vai regularizar 1.010 imóveis no loteamento.

“Não é uma casa cedida para vocês, é uma casa com escritura de vocês. Uma das prioridades de nossa Secretaria é a regularização fundiária”, declarou a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos. De janeiro até o momento, a Administração Municipal entregou 613 escrituras dos imóveis que foram doados pela Prefeitura nos loteamentos Henriqueta Prates e Recanto das Águas e outras 793 estão em tramitação.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, que representou o prefeito Herzem Gusmão, os compromissos assumidos pelo gestor estão sendo respondidos. “Todos nós trazemos um abraço de acolhida e uma ligação direta com vocês – essa é a visão do Governo Herzem Gusmão. Estamos no compromisso de cuidar da nossa cidade, é um desafio, mas vamos trabalhar de forma forte e unida para melhoria da vida de vocês”, completou o secretário na oportunidade. O chefe de Gabinete Civil e secretário de Governo, Marcos Ferreira, e o secretário de Transparência e do Controle, Diego Gomes, também fizeram uma fala de saudação ao público.

Para o presidente da Associação de Moradores do Renato Magalhães,  José Miranda, a regulamentação era um anseio: “Para nós está sendo um grande sonho. Era nossa expectativa receber essas escrituras. Pedimos a Herzem, ele nos atendeu muito bem e está realizando o sonho de todos os moradores. Está todo mundo contente por esta grande ação do Governo Herzem Gusmão”.

Uma das pessoas beneficiadas é Valdelice Moraes de Jesus, 70, que vive na localidade há 20 anos. “Muito feliz por receber este documento da casa. Pra mim é uma benção, pois saindo este documento já fica pros filhos no futuro. Graças a Deus ganhei o terreno e construí. Precisa rebocar e vou dar glória a Deus se sair este cartão reforma”, disse a idosa que tem oito filhos e dois netos.

Dona Valdelice e as demais pessoas que lotaram a sede do Cras também ficaram por dentro do projeto federal Cartão Reforma, que permitirá o acesso a recursos junto à Caixa Econômica Federal para reforma de imóveis.

Do Cras, a equipe de Habitação Popular e agentes de endemias da Secretaria de Saúde seguiram para o Renato Magalhães, onde farão, hoje e amanhã, a visita domiciliar para o levantamento socioeconômico das famílias que serão contempladas com as escrituras nesta primeira etapa do Morar Legal no loteamento.  Após o levantamento, a Prefeitura emitirá a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e encaminhará a documentação ao cartório para emissão das escrituras definitivas.

Além de membros do Governo Mais Perto de Você, também participou da atividade, Sheila Andrade, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).