Professores de Língua Portuguesa junto a coordenadores e diretores de 27 escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista participaram, na manhã desta terça-feira, 25, do lançamento do projeto Aprova Brasil. O evento foi realizado no auditório do Centro de Formação Continuada da Rede.

Na ocasião, os presentes tiveram oportunidade de ter contato com o material didático disponibilizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação e a Editora Moderna. O projeto, destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tem foco na compreensão leitora e no desenvolvimento da competência matemática.

“Ao aderir a esse projeto, o município está investindo no melhor aprendizado dos alunos e, consequentemente, isso refletirá no aumento dos índices nas avaliações externas, a exemplo do IDEB”, explicou a coordenadora pedagógica da Editora Moderna, Gerliene Maia.

Segundo o secretário municipal de Educação, Marcelo Melo, o novo material didático reforçará as atividades que já são realizadas em sala de aula. “Este é mais um esforço da Secretaria de Educação na busca de instrumentos para capacitação dos nossos profissionais, para que possam contribuir, cada vez mais, com o aprendizado dos nossos alunos”, declarou.

Durante todo o dia, os professores de Língua Portuguesa estarão reunidos com a finalidade de conhecer a forma de utilização do material didático. “Acredito que esse recurso auxiliará o aluno no desenvolvimento de suas habilidades e competências para que consiga seguir nos estudos e tenha possibilidade de ingressar na faculdade”, comentou a professora Sônia Francisca de Souza.

Representando os alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino, Lucas Mota tem expectativas positivas com relação ao uso do material em sala de aula. “Acho que vai ser muito bom aprendermos coisas novas e aumentarmos o nosso nível de conhecimento”. E a estudante Jaíne Santos completou: “se tivermos melhores notas no IDEB, certamente as pessoas vão olhar para as nossas escolas com mais entusiasmo”.

A capacitação segue nessa quarta-feira, 26, com os professores de Matemática. Outros encontros com os coordenadores pedagógicos da Editora Moderna para avaliação do uso do material didático e esclarecimento de dúvidas serão realizados até o final do ano letivo.